Aula sobre Direitos Humanos E Combate A Homofobia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Para dar início à aula, é importante contextualizar a importância do debate sobre os direitos humanos e seu impacto sobre o combate à homofobia. Inicie a conversa falando aos estudantes que o objetivo é discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas, visando a tomada de consciência e a construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas. Para isso, os estudantes serão desafiados a criar um template de avaliação por pares, no qual um grupo avalia o outro. Você pode auxiliar os estudantes na criação de critérios de avaliação contendo organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação. A avaliação pode ser feita com uma nota numa escala de 1 a 5.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância do respeito aos direitos humanos e à diversidade. Em seguida, proponha uma discussão em grupo sobre o que são direitos humanos e como eles são violados em nossa sociedade.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos para pesquisar sobre a violência contra populações marginalizadas, com foco na homofobia. Eles devem buscar informações em livros, jornais, revistas, internet e outros materiais disponíveis na escola.

  3. Etapa 3 - Construção do template de avaliação

    Os grupos irão criar um template de avaliação por pares. Para auxiliá-los, sugiro que você os oriente com alguns critérios como organização do grupo, clareza e coerência dos argumentos apresentados, apresentação, comunicação e desempenho geral. As notas podem ser preenchidas em uma escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Direcione os grupos para a preparação da apresentação sobre o tema da pesquisa. É importante utilizarem o template de avaliação criado na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar suas pesquisas. Durante as apresentações, o desempenho dos grupos será avaliado pelos demais grupos por meio do template de avaliação criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Proponha uma discussão final sobre o tema da aula, com base nas apresentações e nas avaliações realizadas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça a conclusão do tema da aula, ressaltando a importância do respeito às diferenças e do combate à homofobia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise de informações;
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e avaliação de desempenho;
  • Estimular a empatia e o respeito às diferenças;
  • Promover a construção de conhecimento coletivo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Clareza e objetividade da avaliação;
  • Coerência e consistência dos critérios de avaliação;
  • Respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Orientar os estudantes durante a pesquisa e avaliação;
  • Mediar as apresentações e garantir o respeito às opiniões dos outros grupos;
  • Acompanhar o processo de avaliação e garantir a organização dos grupos;
  • Estimular a empatia e o respeito às diferenças.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Realizar a pesquisa de forma organizada e cooperativa;
  • Avaliar a aula e o desempenho dos colegas de forma clara e objetiva;
  • Utilizar critérios de avaliação coerentes e consistentes;
  • Respeitar as opiniões dos colegas.