Aula sobre Direitos Humanos E Combate A Homofobia
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Inicie a aula convidando os alunos a refletirem sobre a importância do respeito às diferenças, conectando o tema direitos humanos e combate à homofobia. O objetivo desta conversa é desenvolver a habilidade de discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas. É fundamental que os alunos compreendam a importância do respeito às diferenças e da construção de uma cultura de paz e empatia. A metodologia da aula é ensino híbrido, portanto, conforme apresenta a etapa 3, os estudantes terão subtópicos para pesquisar em casa.
Etapa 1 - Contextualização
Contextualize o tema da aula, explicando o que são direitos humanos e a importância do combate à homofobia. Você pode utilizar exemplos práticos de situações de preconceito e discriminação para ilustrar o tema. Pense em como essas situações estão presentes na vida dos estudantes ou pergunte a eles sobre situações que já presenciaram.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos com 4 a 5 pessoas e distribua um subtópico do tema para cada grupo. Os subtópicos podem ser: a história e importância dos direitos humanos, conceito de homofobia, legislação e políticas públicas relacionadas ao tema, direitos humanos e homofobia pelo mundo, formas de combate à homofobia, dados e estatísticas sobre a violência e discriminação contra a população LGBT+.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar em casa sobre o subtópico que lhe foi atribuído. Oriente a utilização de materiais relevantes e confiáveis como livros, revistas, jornais e a internet. A biblioteca pode ser uma excelente fonte de pesquisas, então convide os estudantes a consultarem os materiais dela. Para facilitar o processo, sugira que os alunos formem grupos pelo WhatsApp e que separem um tempo para a pesquisa em casa, de forma que haja a combinação as aulas presenciais e remotas.Etapa 4 - Registro de aprendizagem
Conduza cada grupo a registrar suas descobertas de aprendizagem. Você pode criar campos de preenchimento, para facilitar a reflexão sobre os temas. Alguns exemplos de campos são: identificação do grupo e estudantes; subtópico pesquisado; fonte de informação utilizada e principais informações coletadas. Incentive os estudantes a serem curiosos em relação à fonte e detalharem o aprendizado.Etapa 5 - Apresentação
Peça para cada grupo apresentar seu registro de aprendizagem para a turma. Eles devem explicar as principais informações e aprendizados sobre o subtópico pesquisado. Estimule a participação de todos os alunos na discussão.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a participação dos estudantes na pesquisa e discussão. Observe também a qualidade dos registros de aprendizagem. Os critérios de avaliação podem ser: organização das informações, clareza na apresentação, participação na discussão, respeito às diferenças e construção de uma cultura de paz e empatia.Etapa 7 - Conclusão
Conclua o tema ressaltando a importância do respeito às diferenças, dos direitos humanos e do conhecimento para evitar discriminações sociais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir e analisar as causas da violência contra a homossexualidade.
- Compreender a importância do respeito às diferenças e da construção de uma cultura de paz e empatia.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e organização de informações.
Critérios de avaliação
- Organização das informações.
- Clareza na apresentação.
- Participação na discussão.
- Respeito às diferenças.
- Construção de uma cultura de paz e empatia.
Ações do professor
- Orientar os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.
- Incentivar a participação de todos os alunos na discussão.
- Avaliar a participação dos alunos na pesquisa e na discussão.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o subtópico atribuído ao grupo de maneira remota.
- Criar um registro de aprendizagem.
- Apresentar o registro de aprendizagem para a turma presencialmente.