Aula sobre Direitos Humanos E Combate A Homofobia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula convidando os alunos a refletirem sobre a importância do respeito às diferenças, conectando o tema direitos humanos e combate à homofobia. O objetivo desta conversa é desenvolver a habilidade de discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas. É fundamental que os alunos compreendam a importância do respeito às diferenças e da construção de uma cultura de paz e empatia. A metodologia da aula é ensino híbrido, portanto, conforme apresenta a etapa 3, os estudantes terão subtópicos para pesquisar em casa.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Contextualize o tema da aula, explicando o que são direitos humanos e a importância do combate à homofobia. Você pode utilizar exemplos práticos de situações de preconceito e discriminação para ilustrar o tema. Pense em como essas situações estão presentes na vida dos estudantes ou pergunte a eles sobre situações que já presenciaram.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos com 4 a 5 pessoas e distribua um subtópico do tema para cada grupo. Os subtópicos podem ser: a história e importância dos direitos humanos, conceito de homofobia, legislação e políticas públicas relacionadas ao tema, direitos humanos e homofobia pelo mundo, formas de combate à homofobia, dados e estatísticas sobre a violência e discriminação contra a população LGBT+.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar em casa sobre o subtópico que lhe foi atribuído. Oriente a utilização de materiais relevantes e confiáveis como livros, revistas, jornais e a internet. A biblioteca pode ser uma excelente fonte de pesquisas, então convide os estudantes a consultarem os materiais dela. Para facilitar o processo, sugira que os alunos formem grupos pelo WhatsApp e que separem um tempo para a pesquisa em casa, de forma que haja a combinação as aulas presenciais e remotas.

  4. Etapa 4 - Registro de aprendizagem

    Conduza cada grupo a registrar suas descobertas de aprendizagem. Você pode criar campos de preenchimento, para facilitar a reflexão sobre os temas. Alguns exemplos de campos são: identificação do grupo e estudantes; subtópico pesquisado; fonte de informação utilizada e principais informações coletadas. Incentive os estudantes a serem curiosos em relação à fonte e detalharem o aprendizado.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Peça para cada grupo apresentar seu registro de aprendizagem para a turma. Eles devem explicar as principais informações e aprendizados sobre o subtópico pesquisado. Estimule a participação de todos os alunos na discussão.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos estudantes na pesquisa e discussão. Observe também a qualidade dos registros de aprendizagem. Os critérios de avaliação podem ser: organização das informações, clareza na apresentação, participação na discussão, respeito às diferenças e construção de uma cultura de paz e empatia.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua o tema ressaltando a importância do respeito às diferenças, dos direitos humanos e do conhecimento para evitar discriminações sociais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir e analisar as causas da violência contra a homossexualidade.
  • Compreender a importância do respeito às diferenças e da construção de uma cultura de paz e empatia.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e organização de informações.

Critérios de avaliação

  • Organização das informações.
  • Clareza na apresentação.
  • Participação na discussão.
  • Respeito às diferenças.
  • Construção de uma cultura de paz e empatia.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.
  • Incentivar a participação de todos os alunos na discussão.
  • Avaliar a participação dos alunos na pesquisa e na discussão.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtópico atribuído ao grupo de maneira remota.
  • Criar um registro de aprendizagem.
  • Apresentar o registro de aprendizagem para a turma presencialmente.