Aula sobre Direitos Humanos E Combate A Homofobia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Introduza a aula contextualizando a importância dos direitos humanos e o combate à homofobia. Apresente também o objetivo: discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas, por meio da criação de um jogo. Nessa aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro utilizando a metodologia ativa gamificação, visando desenvolver uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância de discutir sobre os direitos humanos e o combate à homofobia. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Cada grupo irá discutir e listar ideias sobre o tema da aula. Alguns exemplos são: o que são direitos humanos, o que é homofobia, quais são as causas da violência contra populações marginalizadas, entre outros.

  3. Etapa 3 - Definição do jogo

    Cada grupo irá definir o nome do jogo, as regras, o objetivo e as ações que serão realizadas pelos jogadores.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    Os alunos criarão o tabuleiro com 51 casas, onde cada casa representará um tema relacionado aos direitos humanos e ao combate à homofobia. O tabuleiro poderá ser desenhado em uma cartolina ou em um papel grande.

  5. Etapa 5 - Criação dos cards

    Os alunos irão criar os cards de perguntas e ações que serão utilizados durante o jogo. As perguntas deverão ser relacionadas aos temas do tabuleiro e as ações deverão ser desafios que os jogadores terão que cumprir.

  6. Etapa 6 - Criação dos pinos e do dado

    Os alunos irão criar os pinos que serão utilizados pelos jogadores e o dado que será utilizado para avançar no tabuleiro.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma e jogar com os colegas. Ao final, o professor irá avaliar o desempenho dos alunos e a qualidade do jogo criado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, por meio da criação de jogos.
  • Desenvolver a capacidade de respeitar as diferenças e promover a cultura de paz.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade do jogo criado, como a originalidade, a criatividade e a adequação ao tema proposto.
  • Desempenho dos alunos durante a apresentação do jogo, como a clareza na explicação das regras e a capacidade de responder às perguntas dos colegas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e a qualidade do jogo criado.

Ações do aluno

  • Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas.
  • Criar o jogo de tabuleiro utilizando a metodologia ativa Gamificação.
  • Apresentar o jogo criado para a turma e jogar com os colegas.