Aula sobre Direitos Humanos E Combate A Homofobia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A aula sobre Direitos humanos e combate à homofobia é de extrema importância para a formação dos alunos. Ela visa desenvolver a habilidade de discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas. É importante que os alunos compreendam que a homofobia é uma forma de violência e que todos têm o direito de serem respeitados independentemente de sua orientação sexual.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e seus objetivos. Em seguida, apresente aos alunos o template de Dinâmica dos 3 Qs e explique como ele será utilizado como ferramenta de avaliação. Diga a eles que com esta ferramenta os estudantes têm a possibilidade de classificar com “que bom”, “que pena” e “que tal?”.O “que bom” pode ser utilizado para dizerem o que gostaram de aprender ou o que acharam de positivo na estação. Com o “que pena”, podem demonstrar o que pode melhorar na estação ou para o que acreditam ser negativo sobre o tema. Já o “que tal?”, deve ser utilizado para dizer o que pode melhorar na estação ou sobre o tema exposto.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Separe a turma em quatro grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1 \- Vídeo: Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre homofobia e direitos humanos. Utilize um projetor, DVD ou um notebook com o vídeo salvo em arquivo, ou da internet. Após assistirem ao vídeo, os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões sobre o conteúdo.

    Estação 2 \- Debate: Nesta estação, os alunos participarão de um debate sobre homofobia e direitos humanos. Divida a turma em grupos e forneça cartões com perguntas para cada grupo discutir. Após o debate, os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões sobre o conteúdo.

    Estação 3 - Leitura: Nesta estação, os alunos lerão um texto sobre homofobia e direitos humanos. Utilize cópias impressas do texto ou um quadro negro para escrever o texto. Após a leitura, os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões sobre o conteúdo.

    Estação 4 - Jogo: Nesta estação, os alunos jogarão um jogo sobre homofobia e direitos humanos. Utilize um jogo de tabuleiro ou um jogo de cartas. Após o jogo, os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões sobre o conteúdo.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma e peça que os alunos compartilhem suas impressões sobre as estações. Em seguida, explique como o tema abordado na aula está relacionado com a habilidade a ser desenvolvida.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Recolha os templates de Dinâmica dos 3 Qs preenchidos pelos alunos e avalie o desempenho de cada um de acordo com critérios estabelecidos previamente. Você pode utilizar critérios como relevância, clareza dos registros e participação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas.
  • Estimular a empatia e o respeito às pessoas independentemente de sua orientação sexual.
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e refletir sobre o próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas estações.
  • Qualidade das respostas no template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e seus objetivos.
  • Fornecer materiais para as estações.
  • Organizar as estações.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das estações.
  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões sobre o conteúdo.
  • Compartilhar suas impressões sobre as estações na conclusão da aula.