Aula sobre Direitos Humanos E Combate A Homofobia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Discutir os Direitos Humanos e o combate à homofobia é fundamental para os alunos do 9º ano do ensino fundamental, pois se trata de um tema presente no nosso dia a dia, muitas vezes ignorado. O objetivo desta aula é analisar as causas da violência contra grupos marginalizados, como os homossexuais, e promover uma cultura de paz, empatia e respeito. Para contextualizar, exemplos de situações cotidianas de homofobia, como piadas e comentários preconceituosos, podem ser apresentados, levando os alunos a refletir sobre o impacto dessas atitudes na vida das pessoas. Além disso, dados estatísticos sobre a violência contra a comunidade LGBTQIA+ no Brasil e no mundo podem ser compartilhados. A metodologia ativa utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualizar o assunto. Você pode fazer uma roda de conversa para os alunos poderem compartilhar suas opiniões e experiências sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos irão assistir a um vídeo que aborda o tema da homofobia e dos direitos humanos. Selecione um vídeo apropriado para a idade dos alunos e que apresente diferentes perspectivas sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre o vídeo assistido, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre a história dos direitos humanos e a luta contra a homofobia. Forneça algumas fontes de pesquisa para os alunos ou deixe que eles encontrem suas próprias fontes.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs. Você pode incentivar a criatividade dos alunos na apresentação como, por exemplo, utilizando cartazes, slides ou teatro.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos deverão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas. Incentive os alunos a compartilhar suas reflexões com a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando a importância do respeito aos direitos humanos e à diversidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas.
  • Incentivar a construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade dos alunos na apresentação de trabalhos.
  • Refletir sobre a importância dos direitos humanos e da diversidade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade na apresentação dos trabalhos.
  • Reflexão sobre o tema da aula.
  • Respeito às opiniões e experiências dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na realização da pesquisa.
  • Incentivar a criatividade na apresentação dos trabalhos.
  • Fomentar a reflexão sobre o tema da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa de forma cuidadosa e criteriosa.
  • Ser criativo na apresentação dos trabalhos.
  • Refletir sobre o tema da aula e compartilhar suas conclusões com a turma.
  • Respeitar as opiniões e experiências dos colegas.