Direitos humanos e os regimes ditatoriais latino-americanos

Chile, Uruguai e Argentina também tiveram processos ditatoriais, assim como o Brasil. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles nessa aula de História. 🇨🇱 🇺🇾 🇦🇷 Bom aprendizado!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    É certo afirmar sobre as ditaduras ocorridas na América do Sul no século XX:

    A) Se estabeleceram no contexto da Guerra Fria e tiveram o apoio dos Estados Unidos; outro fator importante é o desrespeito aos Direitos Humanos, que foi um ponto em comum delas.

    B) Foram marcadas pelo aumento do poder econômico dos países e pelo respeito aos Direitos Humanos que essas ditaduras tinham.

    C) As ditaduras não respeitaram diversos direitos, perseguiram, mataram, torturaram e impediram o direito de expressão das pessoas e, na América do Sul, foram financiadas pela União Soviética.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Esse assunto é de extrema importância para que os alunos compreendam a história recente do continente e possam refletir sobre a importância da democracia e dos direitos humanos. Aqui, os alunos irão comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos.
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  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    Apresente aos alunos os regimes ditatoriais que ocorreram na América Latina, destacando as características de cada um deles, bem como as violações aos direitos humanos que ocorreram durante esses períodos. Além disso, busque desenvolver a habilidade dos alunos em comparar esses regimes, analisando suas semelhanças e diferenças.
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  5. 5. Ensino Híbrido:

    Esse momento é de extrema importância para que os alunos compreendam a história recente do continente e possam refletir sobre a importância da democracia e dos direitos humanos. Os alunos irão comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos.
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  6. 6. Estudo de Caso:

    Este momento é de extrema importância para que os alunos compreendam a história recente do continente e as consequências dos regimes autoritários para a sociedade. É fundamental que os estudantes entendam as características dos regimes ditatoriais, como a censura política, a opressão e o uso da força, bem como as reformas econômicas e sociais e seus impactos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos criarão um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas.
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  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O tema "Direitos humanos e os regimes ditatoriais latino-americanos" é de extrema importância para a compreensão da história recente da América Latina. Os regimes ditatoriais foram caracterizados pela censura política, opressão e uso da força, além de reformas econômicas e sociais que impactaram profundamente a vida das pessoas. É fundamental que os alunos compreendam as características desses regimes e suas consequências para a sociedade.
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  8. 8. Rotação por estações:

    Esse momento é de extrema importância para que os alunos compreendam a história recente do continente e as consequências desses regimes para a sociedade. É fundamental que os estudantes entendam as características dos regimes ditatoriais, como a censura política, a opressão e o uso da força, bem como as reformas econômicas e sociais e seus impactos. Para tornar esse momento mais envolvente e didático, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
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