Aula sobre Direitos Humanos Regimes Ditatoriais Latino Americanos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Esse assunto é de extrema importância para que os alunos compreendam a história recente do continente e possam refletir sobre a importância da democracia e dos direitos humanos. Aqui, os alunos irão comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize os regimes ditatoriais latino-americanos. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.

  2. Etapa 2 - Definição do tema e dos subtópicos

    Cada grupo irá escolher um tema relacionado aos regimes ditatoriais latino-americanos e definir os subtópicos que serão abordados. Auxilie os grupos nesta etapa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre o tema escolhido e coletar informações em livros, revistas, jornais e outros materiais disponíveis na sala de aula.

  4. Etapa 4 - Organização das informações

    Cada grupo irá organizar as informações coletadas e preparar uma apresentação para os demais grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas informações para os demais grupos. Após cada apresentação, os demais grupos irão avaliar a apresentação utilizando o template de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, os grupos irão discutir as semelhanças e diferenças entre os regimes ditatoriais latino-americanos e os impactos desses regimes na sociedade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema da aula e os alunos irão avaliar a metodologia utilizada e a aula em si.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância da democracia e dos direitos humanos;
  • Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e de avaliação por pares.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e de organização de informações.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica;

Critérios de avaliação

  • Construção dos argumentos;
  • Escolha do tema e dos subtópicos;
  • Organização das informações.
  • Qualidade das informações coletadas;
  • Análise crítica das informações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula;
  • Explicar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Auxiliar os grupos na escolha do tema e dos subtópicos.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema da aula.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado aos regimes ditatoriais latino-americanos;
  • Definir os subtópicos que serão abordados.
  • Organizar as informações coletadas;
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos.
  • Participar da discussão.