Aula sobre Direitos Humanos Regimes Ditatoriais Latino Americanos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Esse assunto é de extrema importância para que os alunos compreendam a história recente do continente e possam refletir sobre a importância da democracia e dos direitos humanos. Aqui, os alunos irão comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize os regimes ditatoriais latino-americanos. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.Etapa 2 - Definição do tema e dos subtópicos
Cada grupo irá escolher um tema relacionado aos regimes ditatoriais latino-americanos e definir os subtópicos que serão abordados. Auxilie os grupos nesta etapa.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre o tema escolhido e coletar informações em livros, revistas, jornais e outros materiais disponíveis na sala de aula.Etapa 4 - Organização das informações
Cada grupo irá organizar as informações coletadas e preparar uma apresentação para os demais grupos.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas informações para os demais grupos. Após cada apresentação, os demais grupos irão avaliar a apresentação utilizando o template de avaliação por pares.Etapa 6 - Discussão
Após as apresentações, os grupos irão discutir as semelhanças e diferenças entre os regimes ditatoriais latino-americanos e os impactos desses regimes na sociedade.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema da aula e os alunos irão avaliar a metodologia utilizada e a aula em si.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a importância da democracia e dos direitos humanos;
- Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos;
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e de avaliação por pares.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e de organização de informações.
- Desenvolver habilidades de análise crítica;
Critérios de avaliação
- Construção dos argumentos;
- Escolha do tema e dos subtópicos;
- Organização das informações.
- Qualidade das informações coletadas;
- Análise crítica das informações.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula;
- Explicar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.
- Auxiliar os grupos na escolha do tema e dos subtópicos.
- Disponibilizar materiais para pesquisa.
- Fazer uma conclusão sobre o tema da aula.
Ações do aluno
- Escolher um tema relacionado aos regimes ditatoriais latino-americanos;
- Definir os subtópicos que serão abordados.
- Organizar as informações coletadas;
- Avaliar as apresentações dos demais grupos.
- Participar da discussão.