Aula sobre Direitos Humanos Regimes Ditatoriais Latino Americanos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Apresente aos alunos os regimes ditatoriais que ocorreram na América Latina, destacando as características de cada um deles, bem como as violações aos direitos humanos que ocorreram durante esses períodos. Além disso, busque desenvolver a habilidade dos alunos em comparar esses regimes, analisando suas semelhanças e diferenças.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o tema e explicando a importância de estudar os regimes ditatoriais latino-americanos. Em seguida, divida a turma em duplas e distribua um papel sulfite para cada dupla.

  2. Etapa 2 - Ideia central

    Explique para os alunos que cada dupla deve escolher uma ideia central relacionada ao tema da aula e escrevê-la no centro do papel sulfite.

  3. Etapa 3 - Sub-ideias

    Explique para os alunos que cada dupla deve escolher oito sub-ideias relacionadas à ideia central e escrevê-las ao redor da ideia central.

  4. Etapa 4 - Nível de profundidade 1

    Explique para os alunos que cada dupla deve escolher duas sub-ideias e escrever ao lado delas uma explicação mais detalhada sobre cada uma.

  5. Etapa 5 - Nível de profundidade 2

    Explique para os alunos que cada dupla deve escolher uma das sub-ideias do nível de profundidade 1 e escrever ao lado dela mais duas sub-ideias relacionadas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Explique para os alunos que cada dupla deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central, as sub-ideias e as explicações mais detalhadas.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Promova uma discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os regimes ditatoriais latino-americanos, destacando as características de cada um deles e as violações aos direitos humanos que ocorreram durante esses períodos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula;
  • Identificar a ideia central de um tema.
  • Aprofundar o conhecimento sobre um tema;

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula;
  • Cooperação entre as duplas;
  • Clareza na apresentação das ideias.
  • Escolha de uma ideia central relevante;
  • Coerência entre as sub-ideias e a ideia central.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula;
  • Explicar a atividade;
  • Orientar as duplas.
  • Orientar as apresentações.
  • Promover a discussão em grupo;

Ações do aluno

  • Escutar a explicação do professor;
  • Escolher uma ideia central;
  • Escolher oito sub-ideias;
  • Preparar a apresentação do mapa conceitual;
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.