Aula sobre Direitos Humanos Regimes Ditatoriais Latino Americanos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Esse momento é de extrema importância para que os alunos compreendam a história recente do continente e possam refletir sobre a importância da democracia e dos direitos humanos. Os alunos irão comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema e peça que os alunos registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto em um template de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Exposição dialogada

    Apresente os conceitos de ditadura, censura, opressão e reformas econômicas e sociais, utilizando exemplos práticos de regimes ditatoriais latino-americanos.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre um regime ditatorial latino-americano específico, com o objetivo de identificar as características do regime e seus impactos na sociedade.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando recursos disponíveis como cartazes, desenhos e textos escritos à mão.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os regimes ditatoriais latino-americanos, com foco nas características identificadas pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos irão registrar em seus templates de registro de aprendizagem as principais aprendizagens da aula e suas reflexões sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades propostas, a qualidade das apresentações dos grupos e a reflexão dos alunos sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Refletir sobre a importância da democracia e dos direitos humanos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das apresentações dos grupos.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de ditadura, censura, opressão e reformas econômicas e sociais.
  • Orientar os grupos na pesquisa sobre os regimes ditatoriais latino-americanos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.
  • Pesquisar sobre um regime ditatorial latino-americano específico.
  • Apresentar suas pesquisas para a turma e discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os regimes ditatoriais latino-americanos.