Aula sobre Direitos Humanos Regimes Ditatoriais Latino Americanos
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Este momento é de extrema importância para que os alunos compreendam a história recente do continente e as consequências dos regimes autoritários para a sociedade. É fundamental que os estudantes entendam as características dos regimes ditatoriais, como a censura política, a opressão e o uso da força, bem como as reformas econômicas e sociais e seus impactos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos criarão um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie contextualizando o tema e apresentando os objetivos da atividade. Em seguida, faça uma breve revisão sobre o conceito de ditadura e suas características.Etapa 2 - Estudo de caso
Divida a turma em grupos e entregue um estudo de caso sobre um dos regimes ditatoriais latino-americanos. Os alunos deverão ler e discutir o estudo de caso em grupo.Etapa 3 - Criação do template de infográfico
Os alunos deverão criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com as informações mais importantes sobre o regime ditatorial estudado.Etapa 4 - Preenchimento do template de infográfico
Os alunos deverão preencher o template de infográfico com as informações mais importantes sobre o regime ditatorial estudado.Etapa 5 - Apresentação dos infográficos
Cada grupo apresentará seu infográfico para a turma, explicando as informações mais importantes sobre o regime ditatorial estudado.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os regimes ditatoriais latino-americanos estudados.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula, reforçando os objetivos e as principais aprendizagens.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o conceito de ditadura e suas características;
- Analisar um estudo de caso sobre um regime ditatorial latino-americano;
- Identificar as características do regime ditatorial.
- Criar um template de infográfico;
- Discutir as semelhanças e diferenças entre os regimes ditatoriais latino-americanos estudados.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de ditadura e suas características.
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Participação ativa na criação do template de infográfico;
- Identificação das informações mais importantes sobre o regime ditatorial.
- Compreensão dos objetivos e das principais aprendizagens da aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da atividade;
- Fazer uma breve revisão sobre o conceito de ditadura e suas características.
- Orientar os alunos na criação do template de infográfico.
- Orientar os alunos na discussão em grupo.
- Fazer uma breve conclusão sobre a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da introdução;
- Compreender o conceito de ditadura e suas características.
- Ler e discutir o estudo de caso em grupo;
- Identificar as características do regime ditatorial.
- Criar o template de infográfico;