Aula sobre Direitos Humanos Regimes Ditatoriais Latino Americanos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Direitos humanos e os regimes ditatoriais latino-americanos" é de extrema importância para a compreensão da história recente da América Latina. Os regimes ditatoriais foram caracterizados pela censura política, opressão e uso da força, além de reformas econômicas e sociais que impactaram profundamente a vida das pessoas. É fundamental que os alunos compreendam as características desses regimes e suas consequências para a sociedade.
Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização
Apresente o tema "Direitos humanos e os regimes ditatoriais latino-americanos" e contextualize o assunto para os alunos.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Construção do template de avaliação por rúbrica
Cada grupo deverá construir um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Debate em grupo
Cada grupo apresentará seu template de avaliação por rúbrica e iniciará o debate sobre o tema. Estimule a participação ativa dos alunos e forneça feedbacks constantes.Etapa 5 - Reflexão crítica
Ao final do debate, os alunos deverão refletir criticamente sobre o tema e sua importância para a sociedade.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo apresentará os resultados do debate e do template de avaliação por rúbrica construído.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância dos direitos humanos.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Compreensão das características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
- Participação ativa no debate e na construção do template de avaliação por rúbrica.
- Capacidade de reflexão crítica sobre a importância dos direitos humanos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
- Dividir a turma em grupos e orientá-los na construção do template de avaliação por rúbrica.
- Estimular a participação ativa dos alunos no debate e na reflexão crítica sobre o tema.
- Fornecer feedbacks constantes aos alunos sobre seu desempenho.
- Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate e da construção do template de avaliação por rúbrica.
- Refletir criticamente sobre o tema e sua importância para a sociedade.
- Colaborar com os colegas de grupo na construção do template de avaliação por rúbrica.
- Demonstrar compreensão das características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
- Apresentar argumentos consistentes e embasados durante o debate.