Aula sobre Direitos Humanos Regimes Ditatoriais Latino Americanos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Direitos humanos e os regimes ditatoriais latino-americanos" é de extrema importância para a compreensão da história recente da América Latina. Os regimes ditatoriais foram caracterizados pela censura política, opressão e uso da força, além de reformas econômicas e sociais que impactaram profundamente a vida das pessoas. É fundamental que os alunos compreendam as características desses regimes e suas consequências para a sociedade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização

    Apresente o tema "Direitos humanos e os regimes ditatoriais latino-americanos" e contextualize o assunto para os alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Construção do template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo deverá construir um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo apresentará seu template de avaliação por rúbrica e iniciará o debate sobre o tema. Estimule a participação ativa dos alunos e forneça feedbacks constantes.

  5. Etapa 5 - Reflexão crítica

    Ao final do debate, os alunos deverão refletir criticamente sobre o tema e sua importância para a sociedade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará os resultados do debate e do template de avaliação por rúbrica construído.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância dos direitos humanos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
  • Participação ativa no debate e na construção do template de avaliação por rúbrica.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre a importância dos direitos humanos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na construção do template de avaliação por rúbrica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate e na reflexão crítica sobre o tema.
  • Fornecer feedbacks constantes aos alunos sobre seu desempenho.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate e da construção do template de avaliação por rúbrica.
  • Refletir criticamente sobre o tema e sua importância para a sociedade.
  • Colaborar com os colegas de grupo na construção do template de avaliação por rúbrica.
  • Demonstrar compreensão das características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
  • Apresentar argumentos consistentes e embasados durante o debate.