Aula sobre Direitos Humanos Regimes Ditatoriais Latino Americanos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie contextualizando o tema e apresentando os objetivos da atividade. Em seguida, faça uma breve explanação sobre os regimes ditatoriais latino-americanos, destacando suas características e consequências para a sociedade.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1: Ditadura Militar no BrasilOs alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá para uma estação. Na estação 1, os alunos assistirão a um vídeo sobre a Ditadura Militar no Brasil e responderão a algumas perguntas sobre o tema.
Estação 2: Ditadura Militar na Argentina
Na estação 2, os alunos assistirão a um vídeo sobre a Ditadura Militar na Argentina e responderão a algumas perguntas sobre o tema.
Estação 3: Ditadura Militar no Chile
Na estação 3, os alunos assistirão a um vídeo sobre a Ditadura Militar no Chile e responderão a algumas perguntas sobre o tema.
Estação 4: Dinâmica dos 3 Qs
Na estação 4, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Os alunos deverão preencher o template com as informações aprendidas nas estações anteriores.
Etapa 3 - Socialização
Os alunos apresentarão seus templates de Dinâmica dos 3 Qs para a turma e discutirão as informações aprendidas nas estações anteriores.Etapa 4 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a atividade e reforce os objetivos da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a importância do tema para a compreensão da história recente do continente.
- Identificar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
- Compreender as consequências desses regimes para a sociedade.
- Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
- Discutir as informações aprendidas nas estações anteriores.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão.
- Identificação correta das características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
- Compreensão das consequências desses regimes para a sociedade.
- Utilização correta do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Discussão das informações aprendidas nas estações anteriores.
Ações do professor
- Apresentar os objetivos da atividade.
- Fazer uma breve explanação sobre os regimes ditatoriais latino-americanos.
- Disponibilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Orientar os alunos na atividade.
- Fazer uma breve conclusão sobre a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão.
- Identificar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
- Compreender as consequências desses regimes para a sociedade.
- Preencher o template com as informações aprendidas nas estações anteriores.
- Discutir as informações aprendidas nas estações anteriores.