Aula sobre Diretas Ja E Redemocratizacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula sobre as Diretas Já e redemocratização tem como objetivo discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988. Esse período foi marcado por uma intensa luta pela democracia e pela garantia dos direitos civis e políticos. A partir da análise desse contexto histórico, os alunos poderão compreender a importância da participação popular na construção de uma sociedade mais justa e democrática, por meio da metodologia aprendizagem baseada em problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema “Diretas Já e Redemocratização” e contextualizando o período histórico em que ocorreu. Para isso, você pode utilizar recursos como cartazes, fotos, jornais da época ou outros materiais expositivos.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Continue apresentando aos alunos um problema relacionado ao tema da aula como, por exemplo: “como a mobilização popular contribuiu para a conquista das eleições diretas no Brasil?”.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Após serem instigados com a pergunta, os alunos devem realizar uma pesquisa sobre o tema da aula, utilizando recursos como livros, revistas, jornais ou a internet.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações coletadas na pesquisa e elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar o seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma e discutir as principais informações coletadas na pesquisa.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e o seu desempenho na aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve concluir a aula retomando os principais pontos discutidos e estimulando a reflexão crítica sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o contexto histórico do período ditatorial no Brasil;
  • Refletir sobre a importância da participação popular na construção de uma sociedade mais justa e democrática;
  • Identificar as principais causas e consequências da mobilização popular;
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa, identificando as principais fontes de informação sobre o tema;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo;

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo;
  • Qualidade da pesquisa realizada;
  • Qualidade da apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o período histórico;
  • Estimular a reflexão crítica e o debate sobre o tema;
  • Orientar os alunos na realização da pesquisa;
  • Orientar os alunos na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Avaliar o desempenho dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Participar da discussão sobre o problema apresentado pelo professor;
  • Realizar a pesquisa sobre o tema;
  • Selecionar as principais informações sobre o tema;
  • Discutir as principais informações coletadas na pesquisa;
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e o seu desempenho na aula.