Aula sobre Diretas Ja E Redemocratizacao
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Contextualize a turma sobre as Diretas Já e a redemocratização, destacando o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988. É fundamental que os alunos compreendam o contexto histórico e social do período, assim como as principais lideranças e movimentos que lutaram pela redemocratização do país. Nessa aula, a metodologia utilizada será o Design Thinking, que desafiará os alunos a criarem um mapa da empatia.
Etapa 1 - Introdução
Inicie contextualizando o tema e apresentando os principais objetivos da atividade. É importante que os alunos compreendam a importância do período histórico e a relevância do tema para a sociedade brasileira.Etapa 2 - Mapa de empatia
Oriente os alunos a criarem um mapa de empatia para entender as principais características e necessidades dos participantes das Diretas Já. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 3 - Discussão em grupo
Peça aos alunos que discutam em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identifiquem as principais dores e ganhos das pessoas analisadas.Etapa 4 - Pesquisa em grupo
Os alunos devem realizar uma pesquisa em grupo sobre as principais lideranças e movimentos que lutaram pela redemocratização do país. É importante que os alunos compreendam o papel dessas lideranças e movimentos na luta pela democracia.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados da pesquisa e discutir as principais lideranças e movimentos que lutaram pela redemocratização do país.Etapa 6 - Debate em grupo
Os alunos devem debater em grupo as principais questões relacionadas ao tema, como a importância da mobilização da sociedade brasileira, a luta pela democracia e os desafios enfrentados durante o período.Etapa 7 - Conclusão
O professor deve concluir a aula reforçando os principais objetivos da atividade e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da luta pela democracia e da mobilização da sociedade brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988.
- Estimular a pesquisa em grupo e a discussão em grupo.
- Desenvolver a habilidade de criar um mapa de empatia.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada em grupo.
- Criatividade na criação do mapa de empatia.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar os principais objetivos da atividade.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na pesquisa em grupo.
- Estimular e mediar a discussão em grupo e o debate em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Realizar a pesquisa em grupo com qualidade.
- Criar um mapa de empatia criativo e completo.