Aula sobre Diretas Ja E Redemocratizacao

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie contextualizando a aula sobre Diretas Já e Redemocratização. O objetivo será discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988. Esse período foi marcado por uma intensa luta pela democracia e pela participação popular na política. Através da metodologia ativa estudo de caso, os alunos serão desafiados a criar um infográfico que contenha lacunas a serem preenchidas, a fim de desenvolver o tema e suas questões.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize o período histórico em que ocorreu a luta pela redemocratização do país. Faça uma breve explanação sobre o que foi o movimento das Diretas Já e sua importância para a história do Brasil. Mantenha uma fala pouco aprofundada, para manter os estudantes curiosos para a pesquisa.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso sobre a mobilização popular durante o período da redemocratização, sobre as votações diretas e indiretas. Divida os alunos em grupos e para que eles discutam o caso apresentado, identificando os principais aspectos que levaram à mobilização popular.

  3. Etapa 3 - Criação do Infográfico

    Os alunos devem criar um infográfico que contenha lacunas a serem preenchidas sobre o tema da aula. O infográfico pode ser criado em papel sulfite, utilizando canetas coloridas ou outros materiais disponíveis.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Infográficos

    Os grupos irão apresentar seus infográficos para a turma, explicando as informações contidas nas lacunas e discutindo os principais aspectos da mobilização popular durante o período da redemocratização.

  5. Etapa 5 - Sistematização das ideias

    Faça um mapa mental no quadro coletando as informações que os estudantes capturaram durante a formulação dos infográficos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais aspectos discutidos e reforce a importância da mobilização popular na luta pela redemocratização do Brasil.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, considerando a participação nas atividades propostas e o envolvimento com o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância da mobilização popular na luta pela redemocratização do Brasil.
  • Análise e compreensão de dados e informações.
  • Desenvolver habilidades de síntese e organização de informações.
  • Desenvolver habilidades de comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Clareza na apresentação das informações.
  • Coerência entre as informações apresentadas e o tema da aula.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o período histórico e apresentar o estudo de caso.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na criação do infográfico.
  • Avaliar a apresentação dos infográficos.
  • Fazer uma síntese dos principais aspectos discutidos durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo.
  • Preencher as lacunas do infográfico com as informações discutidas em sala de aula.
  • Apresentar o infográfico para a turma.