Aula sobre Diretas Ja E Redemocratizacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula contextualizando o período da ditadura militar no Brasil e a luta pela redemocratização. Nesse momento, é importante que os alunos compreendam o contexto histórico e social da época.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Inicie a aula contextualizando o período da ditadura militar no Brasil e a luta pela redemocratização. Nesse momento, é importante que os alunos compreendam o contexto histórico e social da época.

  2. Etapa 2 - Gamificação

    Apresente a metodologia ativa de gamificação e explique como ela será aplicada na aula. Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um jogo sobre o tema "Diretas Já e Redemocratização".

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos devem criar um mapa de registro contendo os campos: nome do Jogo, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas e instruções.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos devem desenvolver o jogo em grupo, considerando os campos do mapa de registro criado anteriormente.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como ele aborda o tema "Diretas Já e Redemocratização".

  6. Etapa 6 - Compartilhamento de jogos

    Após as apresentações, os grupos devem trocar entre si os jogos criados. Para facilitar a compreensão do jogo, é importante que um dos criadores permaneça como instrutor e auxilie os jogadores.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula relembrando o período da ditadura e das diretas já. Faça uma reflexão sobre o que foi aprendido, pedindo para três ou mais estudantes comentem sobre a experiência na criação e compartilhamento dos jogos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira na redemocratização.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação na criação do jogo.
  • Qualidade da apresentação do jogo.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Compreensão do tema abordado.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema.
  • Explicar a metodologia de gamificação.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Avaliar a participação dos alunos.
  • Apoiar os grupos durante a realização da atividade;

Ações do aluno

  • Criar o mapa de registro.
  • Desenvolver o jogo em grupo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.