Aula sobre Diretas Ja E Redemocratizacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O movimento das Diretas Já e a redemocratização do Brasil são temas importantes para entendermos a história recente do país. A luta pela democracia envolveu a participação de diversos segmentos da sociedade brasileira, como estudantes, sindicatos, partidos políticos, artistas, entre outros. É importante que os alunos compreendam como esses movimentos foram fundamentais para a conquista da democracia no Brasil. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de rotação por estações para que os alunos possam discutir e refletir sobre o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância da luta pela democracia no Brasil. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a metodologia de rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre o movimento das Diretas Já e a redemocratização do Brasil. Selecione previamente e disponibilize o vídeo aos alunos. Após assistirem ao vídeo, os alunos deverão discutir em grupo sobre os principais pontos abordados.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Texto

    Nesta estação, os alunos lerão um texto sobre a mobilização da sociedade brasileira durante o período da ditadura militar. Selecione e disponibilize o texto, ele pode ser encontrado em livros didáticos ou em sites especializados. Após a leitura, os alunos deverão responder a algumas questões sobre o texto em grupo.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Nesta estação, os alunos participarão de um debate sobre o papel da mobilização da sociedade brasileira no processo de redemocratização do país. Sugira alguns pontos para serem discutidos, como a importância da participação popular, a atuação dos partidos políticos e a influência da imprensa na época.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Para finalizar a aula, faça uma síntese dos principais pontos discutidos pelos alunos em cada estação. Em seguida, incentive alunos a fazerem perguntas e tirarem dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira no processo de redemocratização do país.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância da democracia.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos principais pontos abordados no tema.
  • Capacidade de argumentação e exposição de ideias.

Ações do professor

  • Escolher previamente o material a ser utilizado em cada estação.
  • Orientar os alunos sobre como funcionará a metodologia de rotação por estações.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos pelos alunos em cada estação.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e discutir em grupo sobre os principais pontos abordados.
  • Ler o texto e responder a algumas questões em grupo.
  • Participar de um debate sobre o papel da mobilização da sociedade brasileira no processo de redemocratização do país.