Aula sobre Discurso De Odio E Racismo Nas Redes Sociais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O discurso de ódio e o racismo são problemas sociais que afetam a vida de muitas pessoas. Nas redes sociais, esses problemas se tornam ainda mais evidentes, pois muitas vezes as pessoas se sentem protegidas pelo anonimato e acabam expressando opiniões preconceituosas e discriminatórias. É importante que os alunos compreendam a gravidade dessas questões e saibam como agir diante delas.

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)


  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o tema "Discurso de ódio e racismo nas redes sociais" e peça aos alunos que reflitam sobre as seguintes questões:

    \- O que é discurso de ódio?

    \- O que é racismo?

    \- Como esses problemas se manifestam nas redes sociais?

    \- Quais são as consequências desses problemas para a sociedade?

    É importante você fomentar a discussão e levá-los a analisar as causas da violência contra populações marginalizadas, levando-os à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.


  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos, divididos em grupos, deverão criar um diário de bordo contendo os campos de “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Cada grupo deverá escolher um problema relacionado ao tema e apresentar alternativas para solucioná-lo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre o problema escolhido e as alternativas apresentadas. Você deverá disponibilizar materiais impressos, como livros e revistas, ou realizar uma pesquisa em grupo utilizando apenas recursos analógicos, como jornais e enciclopédias.

  4. Etapa 4 - Análise

    Os grupos deverão analisar as informações coletadas e discutir as possíveis soluções para o problema escolhido.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os grupos deverão apresentar as soluções encontradas para o problema escolhido e discutir as possíveis consequências dessas soluções.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nas participações dos grupos e na discussão

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância de combater o discurso de ódio e o racismo nas redes sociais e incentivando os alunos a agirem de forma consciente e respeitosa nas redes sociais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir e analisar problemas sociais;
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
  • Estimular a criatividade e a busca por soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo;
  • Qualidade das alternativas apresentadas;
  • Qualidade da pesquisa realizada;
  • Qualidade da análise das informações coletadas;
  • Qualidade da apresentação das soluções encontradas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as questões para reflexão;
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo;
  • Disponibilizar materiais para pesquisa;
  • Estimular a discussão em grupo;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Refletir sobre as questões apresentadas;
  • Criar o diário de bordo em grupo;
  • Realizar a pesquisa;
  • Discutir as informações coletadas em grupo;
  • Apresentar as soluções encontradas.