Aula sobre Discurso De Odio E Racismo Nas Redes Sociais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Discurso de ódio e racismo nas redes sociais" é cada vez mais atual e importante para ser discutido em sala de aula. A internet tem se tornado um espaço propício para a disseminação de ideias preconceituosas e discriminatórias, o que pode gerar consequências graves na vida das pessoas. Nesta aula, os alunos serão convidados a refletir sobre o impacto do discurso de ódio e racismo nas redes sociais, por meio da metodologia ativa Design Thinking, que estimula a empatia e a criatividade. Será proposto aos alunos a criação de um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor as perspectivas das pessoas que sofrem com o discurso de ódio e racismo nas redes sociais.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula apresentando o tema e seus objetivos. Será proposto aos alunos uma discussão em grupo sobre o que eles sabem sobre o assunto e como a internet pode ser um espaço perigoso para a disseminação de discursos de ódio e racismo.

  2. Etapa 2 - Apresentação do mapa de empatia

    Apresente aos alunos o mapa de empatia, explicando cada um dos campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Será proposto aos alunos que eles criem um mapa de empatia para uma pessoa que sofre com o discurso de ódio e racismo nas redes sociais.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre o tema, buscando exemplos de discursos de ódio e racismo nas redes sociais e seus impactos na vida das pessoas. Os grupos deverão apresentar suas pesquisas para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de empatia

    Com base nas pesquisas realizadas, os alunos deverão criar o mapa de empatia para uma pessoa que sofre com o discurso de ódio e racismo nas redes sociais. Os grupos deverão apresentar seus mapas para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Será proposto aos alunos uma discussão em grupo sobre as perspectivas apresentadas nos mapas de empatia. Os alunos deverão refletir sobre as dores e ganhos da pessoa que sofre com o discurso de ódio e racismo nas redes sociais.

  6. Etapa 6 - Criação de soluções

    Os alunos deverão criar soluções para combater o discurso de ódio e racismo nas redes sociais, com base nas perspectivas apresentadas nos mapas de empatia. Os grupos deverão apresentar suas soluções para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o tema e as soluções propostas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.
  • Estimular a empatia e a criatividade dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Promover a reflexão crítica sobre o impacto do discurso de ódio e racismo nas redes sociais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Qualidade das soluções propostas pelos alunos para combater o discurso de ódio e racismo nas redes sociais.
  • Coerência e clareza na apresentação dos trabalhos em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos.
  • Explicar a metodologia ativa Design Thinking e o mapa de empatia.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma reflexão crítica sobre o tema e as soluções propostas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa e criação do mapa de empatia.
  • Criar soluções para combater o discurso de ódio e racismo nas redes sociais.
  • Apresentar seus trabalhos em grupo de forma clara e coerente.
  • Refletir criticamente sobre o tema e as soluções propostas.