Aula sobre Discurso De Odio E Racismo Nas Redes Sociais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O discurso de ódio e o racismo são problemas sociais graves que afetam a vida de muitas pessoas. Infelizmente, as redes sociais são um espaço propício para a disseminação dessas práticas. Nesta aula, vamos discutir sobre o discurso de ódio e o racismo nas redes sociais e como podemos combatê-los.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Em seguida, faz uma breve explanação sobre o que é discurso de ódio e racismo nas redes sociais.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Leitura e discussão de texto

    Divida a turma em grupos e disponibilize um texto sobre o tema para cada grupo. Os alunos devem ler e discutir o texto, identificando as principais ideias e conceitos. Se for possível você pode exibir outros gêneros para os alunos, isso ajudará a ampliar e fomentar o debate, algumas sugestões:

    \- Mostrar notícias recentes sobre casos de racismo e discurso de ódio nas redes sociais.

    \- Exibir vídeos de campanhas de conscientização sobre o tema.

    \- Pedir para os alunos compartilharem suas próprias experiências ou de pessoas próximas.


  3. Etapa 3 - Estação 2: Debate em grupo

    Os alunos são divididos em grupos diferentes e devem discutir sobre as causas e consequências do discurso de ódio e racismo nas redes sociais. Forneça algumas perguntas orientadoras para ajudar na discussão.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Criação do template Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. O objetivo é que eles possam avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam.

  5. Etapa 5 - Estação 4: Produção de cartazes

    Os alunos devem produzir cartazes com mensagens de conscientização sobre o discurso de ódio e racismo nas redes sociais. Você pode fornecer materiais como cartolina, canetas coloridas, tesoura, cola etc.

  6. Etapa 6 - Socialização dos cartazes

    Os alunos apresentam seus cartazes para a turma e explicam as mensagens que querem transmitir.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor faz uma síntese da aula e reforça a importância de combater o discurso de ódio e racismo nas redes sociais. Os alunos entregam o template Dinâmica dos 3 Qs preenchido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o discurso de ódio e racismo nas redes sociais.
  • Promover a construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do template Dinâmica dos 3 Qs preenchido.
  • Criatividade e clareza na produção dos cartazes.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos para as estações.
  • Fornecer textos e perguntas orientadoras para as discussões.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template Dinâmica dos 3 Qs e preenchê-lo.
  • Produzir cartazes com mensagens de conscientização sobre o tema.
  • Apresentar os cartazes para a turma.