Discutindo as modernidades: Idade Média x Moderna
As formas de pensamento mudam muito, não é mesmo? Nessa aula de História vamos entender a mudança do mundo medieval para o mundo renascentista. Vamos lá?!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Selecione a opção que apresenta o significado de eurocentrismo:
Atividade completaA)
Aquilo que está inevitavelmente ligado a tudo o que é recente e atual.B) Definir a Europa e seus elementos culturais como referência no contexto de composição de todas as sociedade modernas.
C) Colocar a Europa no centro das representações geográficas do mundo.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Rotação por estações:
A Idade Média e a Modernidade são dois períodos históricos que apresentam diferenças significativas em termos de pensamento, cultura e tecnologia. A Modernidade é caracterizada pelo surgimento da ciência, da tecnologia, do capitalismo e da democracia, enquanto a Idade Média é marcada pelo feudalismo, pela religiosidade e pela ausência de tecnologia avançada. Nesta aula, os alunos irão discutir as diferenças entre esses dois períodos históricos e como a Modernidade se desenvolveu a partir da Idade Média. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema.Atividade completa4. Sala de Aula Invertida:
A Idade Média e a Modernidade são dois períodos históricos que apresentam diferenças significativas em relação a diversos aspectos, como política, economia, cultura e religião. A Modernidade é caracterizada pelo surgimento da ciência, da tecnologia, do capitalismo e do individualismo, enquanto a Idade Média é marcada pelo feudalismo, pela religiosidade e pela ausência de uma ciência moderna. No entanto, é importante destacar que a Modernidade não é um período homogêneo e que existem diferentes interpretações sobre o que ela representa. Nesta aula, os alunos serão convidados a discutir as modernidades, comparando a Idade Média e a Moderna, e a criar um mapa conceitual para organizar as ideias e conceitos relacionados ao tema.Atividade completa5. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A Idade Média e a Modernidade são dois períodos históricos que apresentam diferenças significativas em termos de pensamento, cultura e tecnologia. A Modernidade é caracterizada pelo surgimento da ciência, da tecnologia, do capitalismo e da democracia, enquanto a Idade Média é marcada pelo feudalismo, pela religiosidade e pela ausência de tecnologia avançada. Nesta aula, os alunos irão discutir as diferenças entre esses dois períodos históricos e como a Modernidade se desenvolveu a partir da Idade Média. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa6. Aprendizagem Entre Pares:
A aula "Discutindo as modernidades: Idade Média x Moderna" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em explicar o significado de "modernidade" e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a influência da modernidade na tecnologia, na arte e na cultura.Atividade completa7. Aprendizagem Baseada em Problemas:
A Idade Média e a Modernidade são dois períodos históricos que apresentam diferenças significativas em termos de pensamento, cultura e tecnologia. A Modernidade é caracterizada pelo surgimento da ciência, da tecnologia, do capitalismo e do individualismo, enquanto a Idade Média é marcada pelo feudalismo, pela religiosidade e pela ausência de tecnologia avançada. Nesta aula, os alunos irão discutir as diferenças entre esses dois períodos e como a Modernidade se desenvolveu a partir da Idade Média. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Atividade completa8. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A aula “Discutindo as modernidades: Idade Média x Moderna” visa desenvolver a habilidade dos alunos em explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. A modernidade é um conceito amplo e complexo, que pode ser encontrado em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, como na tecnologia, na arte, na política e na economia. É importante que os alunos compreendam as diferenças entre a Idade Média e a Moderna, e como essas mudanças impactaram a sociedade europeia e mundial.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: