Aula sobre Discutindo As Modernidades Idade Media X Moderna

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula “Discutindo as modernidades: Idade Média x Moderna” visa desenvolver a habilidade dos alunos em explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. A modernidade é um conceito amplo e complexo, que pode ser encontrado em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, como na tecnologia, na arte, na política e na economia. É importante que os alunos compreendam as diferenças entre a Idade Média e a Moderna, e como essas mudanças impactaram a sociedade europeia e mundial.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema “Discutindo as modernidades: Idade Média x Moderna” e explique a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e distribua um diário de bordo para registrarem suas atividades ao longo do projeto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os grupos irão pesquisar sobre a Idade Média e a Moderna, buscando informações sobre as principais características de cada período e como eles se diferenciam. Os alunos deverão registrar suas descobertas no diário de bordo, no campo “Problema”.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Com base nas informações coletadas, os grupos deverão discutir e gerar alternativas para responder à pergunta “Como a modernidade se diferencia da Idade Média?”. Os alunos deverão registrar suas ideias no diário de bordo, no campo “Geração de Alternativas”.

  4. Etapa 4 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar suas soluções para a pergunta proposta, utilizando recursos audiovisuais, como slides ou vídeos. Os alunos deverão registrar as soluções apresentadas no diário de bordo, no campo “Solução”.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os grupos irão discutir as soluções apresentadas pelos colegas e compará-las com as suas próprias. Os alunos deverão registrar as conclusões no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como isso pode ser aplicado em sua vida. Os alunos deverão registrar suas reflexões no diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar o significado de "modernidade" e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a reflexão individual sobre o tema e sua aplicação na vida dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo e na discussão das soluções apresentadas pelos colegas.
  • Qualidade das soluções apresentadas e sua coerência com as informações coletadas.
  • Reflexão individual clara e bem fundamentada sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa em grupo e na geração de alternativas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão das soluções apresentadas pelos colegas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo e da geração de alternativas.
  • Apresentar soluções coerentes e bem fundamentadas para a pergunta proposta.
  • Fazer uma reflexão individual clara e bem fundamentada sobre o que foi aprendido na aula.