Aula sobre Discutindo As Modernidades Idade Media X Moderna

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A aula "Discutindo as modernidades: Idade Média x Moderna" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em explicar o significado de "modernidade" e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a influência da modernidade na tecnologia, na arte e na cultura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e seus objetivos. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e dê a eles a tarefa de criar um template de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos terão um tempo para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, como a influência da modernidade na tecnologia, na arte e na cultura. Você pode disponibilizar materiais de apoio, como livros e artigos, para auxiliar na pesquisa dos alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Os grupos devem criar o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando os critérios de avaliação escolhidos e como serão aplicados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos discutirão entre si sobre os critérios de avaliação apresentados pelos outros grupos, fazendo sugestões e críticas construtivas.

  6. Etapa 6 - Apresentação final

    Cada grupo apresentará seu trabalho final, utilizando o template de avaliação por pares criado anteriormente.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a aula e os resultados obtidos, incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema. Destaque a importância da busca contínua por conhecimento e aprofundamento nas áreas abordadas durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar o significado de "modernidade" e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e construtiva.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar o tema e seus objetivos.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Disponibilizar materiais de apoio.
  • Estimular a discussão e a reflexão.
  • Fazer uma avaliação final da aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar o trabalho final.
  • Discutir e avaliar os trabalhos dos outros grupos.
  • Refletir sobre a aula e os resultados obtidos.