Aula sobre Discutindo As Modernidades Idade Media X Moderna

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Idade Média e a Modernidade são dois períodos históricos que apresentam diferenças significativas em termos de pensamento, cultura e tecnologia. A Modernidade é caracterizada pelo surgimento da ciência, da tecnologia, do capitalismo e da democracia, enquanto a Idade Média é marcada pelo feudalismo, pela religiosidade e pela ausência de tecnologia avançada. Nesta aula, os alunos irão discutir as diferenças entre esses dois períodos históricos e como a Modernidade se desenvolveu a partir da Idade Média. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia utilizada. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e distribua um texto sobre a Idade Média e outro sobre a Modernidade. Cada metade da turma receberá um texto para realizar a leitura.

  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Antes de iniciar a leitura, os alunos irão criar em grupo um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Leitura em grupo

    Os estudantes deverão ler os textos e discutir sobre o tema. Cada grupo deverá criar uma lista com as principais características dos períodos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a leitura dos textos, divida a turma em dois grupos. Cada um deles discutirão sobre as diferenças entre a Idade Média e a Modernidade, levando em consideração os textos que leram. Cada grupo deve apresentar suas listas e os alunos devem debater em sala de aula as diferenças entre a Idade Média e a Modernidade. Medie o debate e estimule a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo irá preebcher seu template de avaliação por rúbrica, avaliando o outro grupo. Depois, peça que eles discutam em sala de aula os critérios apresentados e suas ponderações. Lembre-os que a avaliação precisa ser empática e específica.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos discutidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em criar e avaliar um template de avaliação por rúbrica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em sala de aula.
  • Criação de um template de avaliação por rúbrica coerente e bem estruturado.
  • Apresentação clara e objetiva do template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Mediar o debate em sala de aula.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos discutidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Ler os textos sobre a Idade Média e a Modernidade.
  • Discutir em grupo as diferenças entre os dois períodos.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica.