Aula sobre Discutindo As Modernidades Idade Media X Moderna

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Idade Média e a Modernidade são dois períodos históricos que apresentam diferenças significativas em termos de pensamento, cultura e tecnologia. A Modernidade é caracterizada pelo surgimento da ciência, da tecnologia, do capitalismo e da democracia, enquanto a Idade Média é marcada pelo feudalismo, pela religiosidade e pela ausência de tecnologia avançada. Nesta aula, os alunos irão discutir as diferenças entre esses dois períodos históricos e como a Modernidade se desenvolveu a partir da Idade Média. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia utilizada. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique que as estações são independentes e que eles passarão por todas elas.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Feudalismo x Capitalismo

    Os alunos irão assistir a um vídeo sobre as diferenças entre o feudalismo e o capitalismo, e criarão um mapa mental destacando as mudanças sociais e econômicas que ocorreram entre a Idade Média e a Modernidade.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Religiosidade x Ciência

    Os alunos irão ler um texto sobre o tema e responderão questões reflexivas sobre as diferenças entre a religiosidade e a ciência. Depois eles discutirão sobre o tema, destacando como a ciência se desenvolveu a partir da Idade Média e como ela influenciou a Modernidade.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Tecnologia x Artesanato

    Os alunos irão analisar um mapa conceitual que apresenta as diferenças entre o impacto da tecnologia no artesanato e criarão um cartaz demonstrando as diferenças entre a tecnologia e o artesanato, destacando como a tecnologia se desenvolveu a partir da Idade Média e como ela influenciou a Modernidade.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e peça que cada grupo apresente o resultado de sua atividade. Em seguida, faça uma síntese das principais diferenças entre a Idade Média e a Modernidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a reflexão crítica sobre as diferenças entre a Idade Média e a Modernidade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das apresentações e debates realizados pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em identificar e explicar as diferenças entre a Idade Média e a Modernidade.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar as atividades que cada grupo irá realizar.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma síntese das principais diferenças entre a Idade Média e a Modernidade.

Ações do aluno

  • Refletir sobre as diferenças entre o feudalismo e o capitalismo.
  • Criar um mapa mental sobre as diferenças entre a religiosidade e a ciência.
  • Criar um cartaz demonstrando as diferenças entre a tecnologia e o artesanato.