Aula sobre Discutindo As Modernidades Idade Media X Moderna

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Idade Média e a Modernidade são dois períodos históricos que apresentam diferenças significativas em relação a diversos aspectos, como política, economia, cultura e religião. A Modernidade é caracterizada pelo surgimento da ciência, da tecnologia, do capitalismo e do individualismo, enquanto a Idade Média é marcada pelo feudalismo, pela religiosidade e pela ausência de uma ciência moderna. No entanto, é importante destacar que a Modernidade não é um período homogêneo e que existem diferentes interpretações sobre o que ela representa. Nesta aula, os alunos serão convidados a discutir as modernidades, comparando a Idade Média e a Moderna, e a criar um mapa conceitual para organizar as ideias e conceitos relacionados ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o brevemente. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e dê a eles a tarefa de pesquisar sobre a Idade Média e a Modernidade, buscando informações sobre as principais características de cada período.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Em casa, os alunos devem assistir a um vídeo ou ler um texto sobre as modernidades, que será disponibilizado previamente por você.

  3. Etapa 3 - Criação de mapa conceitual

    Em sala de aula, eles devem criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais e discutir as semelhanças e diferenças entre a Idade Média e a Modernidade. Medie a discussão, incentivando a participação de todos os alunos e promovendo o debate.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como as modernidades podem ser encontradas ou aplicadas no cotidiano dos estudantes, como o uso da tecnologia, a organização do trabalho e a diversidade cultural. Convide os alunos a compartilhar suas próprias experiências e reflexões sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e incentive os alunos a refletirem sobre o significado da modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão, levando em consideração diferentes perspectivas e não apenas uma concepção europeia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a Idade Média e a Modernidade.
  • Promover a colaboração e o diálogo entre os alunos, por meio da discussão em grupo e da criação de um mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Criação de um mapa conceitual claro e organizado.
  • Reflexão crítica sobre o significado da modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo, incentivando a participação de todos os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Idade Média e a Modernidade.
  • Criar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da reflexão crítica sobre o tema.