Aula sobre Discutindo As Modernidades Idade Media X Moderna
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Idade Média e a Modernidade são dois períodos históricos que apresentam diferenças significativas em relação a diversos aspectos, como política, economia, cultura e religião. A Modernidade é caracterizada pelo surgimento da ciência, da tecnologia, do capitalismo e do individualismo, enquanto a Idade Média é marcada pelo feudalismo, pela religiosidade e pela ausência de uma ciência moderna. No entanto, é importante destacar que a Modernidade não é um período homogêneo e que existem diferentes interpretações sobre o que ela representa. Nesta aula, os alunos serão convidados a discutir as modernidades, comparando a Idade Média e a Moderna, e a criar um mapa conceitual para organizar as ideias e conceitos relacionados ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o brevemente. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e dê a eles a tarefa de pesquisar sobre a Idade Média e a Modernidade, buscando informações sobre as principais características de cada período.Etapa 2 - Sala de aula invertida
Em casa, os alunos devem assistir a um vídeo ou ler um texto sobre as modernidades, que será disponibilizado previamente por você.Etapa 3 - Criação de mapa conceitual
Em sala de aula, eles devem criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais e discutir as semelhanças e diferenças entre a Idade Média e a Modernidade. Medie a discussão, incentivando a participação de todos os alunos e promovendo o debate.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como as modernidades podem ser encontradas ou aplicadas no cotidiano dos estudantes, como o uso da tecnologia, a organização do trabalho e a diversidade cultural. Convide os alunos a compartilhar suas próprias experiências e reflexões sobre o tema.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e incentive os alunos a refletirem sobre o significado da modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão, levando em consideração diferentes perspectivas e não apenas uma concepção europeia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a Idade Média e a Modernidade.
- Promover a colaboração e o diálogo entre os alunos, por meio da discussão em grupo e da criação de um mapa conceitual.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
- Criação de um mapa conceitual claro e organizado.
- Reflexão crítica sobre o significado da modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo, incentivando a participação de todos os alunos.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a Idade Média e a Modernidade.
- Criar um mapa conceitual claro e organizado.
- Participar ativamente da discussão em grupo e da reflexão crítica sobre o tema.