Aula sobre Distribuicao Da Agua No Mundo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Entender
\- Inicie a aula com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a distribuição da água no mundo e como ela é importante para a vida.\- Em seguida, apresente um mapa-múndi com a distribuição da água no planeta, destacando as regiões mais secas e úmidas.
\- Os alunos farão anotações em seus cadernos.
Etapa 2 - Esboçar
\- Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.\- Cada grupo receberá uma imagem de uma bacia hidrográfica e deverá identificar os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
\- Os alunos farão um esboço em seus cadernos.
Etapa 3 - Decidir
\- Os grupos apresentarão seus esboços para a turma.\- Em conjunto, a turma decidirá quais são os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
\- Faça anotações no quadro.
Etapa 4 - Prototipar
\- Os grupos receberão uma bacia hidrográfica para analisar e identificar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.\- Os alunos farão um protótipo em seus cadernos.
Etapa 5 - Testar
\- Os grupos apresentarão seus protótipos para a turma.\- Em conjunto, a turma discutirá as diferenças entre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural e como isso afeta a distribuição da água na região.
\- Faça anotações no quadro.
Etapa 6 - Sistematizar
\- Faça uma síntese da atividade, destacando os principais pontos discutidos.\- Os alunos farão anotações em seus cadernos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água.
- Comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Identificação correta dos principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
- Identificação correta das diferenças entre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Participação construtiva na discussão em grupo.
Ações do professor
- Iniciar a atividade com uma roda de conversa para despertar a curiosidade dos alunos.
- Apresentar mapas e imagens para facilitar a compreensão dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer anotações no quadro para sistematizar as informações discutidas.
- Fazer uma síntese da atividade para destacar os principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da roda de conversa.
- Fazer anotações em seus cadernos.
- Identificar os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
- Identificar as diferenças entre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Participar construtivamente na discussão em grupo.