Aula sobre Distribuicao Da Agua No Mundo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A água é um recurso fundamental para a vida na Terra e sua distribuição é desigual no planeta. É importante que os alunos compreendam a importância da água e como ela é distribuída pelo mundo. Nessa atividade, os alunos irão criar um mapa de empatia e entender como diferentes pessoas em diferentes partes do mundo pensam, sentem, falam e fazem em relação à distribuição da água. Com isso, eles irão desenvolver habilidades para entender o ciclo da água, comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da atividade, explicando a importância da água e sua distribuição no mundo. Os alunos irão assistir a um vídeo sobre o ciclo da água e a importância da água para a vida na Terra.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender como diferentes pessoas em diferentes partes do mundo pensam, sentem, falam e fazem em relação à distribuição da água. Eles irão preencher o mapa de empatia com informações sobre o que essas pessoas pensam e sentem, o que elas escutam, o que elas falam e fazem, o que elas veem, suas dores e seus ganhos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Eles irão comparar as diferentes perspectivas e tentar entender as razões por trás dessas perspectivas.

  4. Etapa 4 - Aplicação prática

    Os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido em uma atividade prática. Eles irão criar um mapa mostrando a distribuição da água no mundo e comparando as diferentes perspectivas discutidas na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os grupos irão apresentar seus mapas e discutir as diferenças e semelhanças entre eles. Ajude a guiar a discussão e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a atividade, reforçando a importância da água e sua distribuição no mundo. Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de observação e análise de diferentes perspectivas sobre a distribuição da água no mundo.
  • Compreender o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação.
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre a importância da água e sua distribuição no mundo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa de distribuição da água criado pelos alunos.
  • Clareza e qualidade da apresentação dos resultados.
  • Participação ativa e envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Reflexão dos alunos sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da atividade e explicar a importância da água e sua distribuição no mundo.
  • Guiar os alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Ajudar a guiar a discussão durante a apresentação dos resultados.
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos.
  • Concluir e reforçar a importância da água e sua distribuição no mundo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender diferentes perspectivas sobre a distribuição da água no mundo.
  • Trabalhar em grupo para discutir as diferentes perspectivas e criar um mapa de distribuição da água.
  • Apresentar os resultados e discutir as diferenças e semelhanças entre os mapas criados pelos grupos.
  • Refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.