Aula sobre Distribuicao Da Agua No Mundo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A distribuição da água no mundo é um tema extremamente relevante e atual, pois a água é um recurso finito e essencial para a vida na Terra. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o ciclo da água, a morfologia das bacias e redes hidrográficas e sua relação com o modelado da superfície terrestre e cobertura vegetal. Além disso, os alunos irão desenvolver habilidades de argumentação, pensamento crítico e trabalho em equipe. Para contextualizar o tema, apresente exemplos práticos, como a importância da preservação das nascentes e rios para a manutenção do abastecimento de água nas cidades e a relação entre a falta de água e a agricultura.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o ciclo da água e a importância da água para a vida na Terra.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Explique as regras do debate, além de apresentar o modelo de avaliação por rubrica.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um subtema para pesquisar e debater. Os subtemas podem ser: ciclo da água, escoamento superficial no ambiente urbano e rural, morfologia das bacias e redes hidrográficas e sua relação com o modelado da superfície terrestre e cobertura vegetal.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre o subtema escolhido e preparar argumentos para o debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos devem apresentar seus argumentos e debater sobre o subtema escolhido, seguindo as regras.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar o desempenho dos outros grupos, utilizando o modelo de avaliação por rubrica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a atividade com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre a distribuição da água no mundo e como a metodologia aplicada contribuiu para o aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe;
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes;
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
  • Estimular a reflexão sobre a importância da água para a vida na Terra.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate;
  • Argumentação clara e coerente;
  • Uso de informações relevantes e atualizadas;
  • Respeito às regras do debate;
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Ações do professor

  • Explicar claramente as regras do debate;
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate;
  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção de informações relevantes;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma objetiva e imparcial;
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da água para a vida na Terra.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate;
  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o subtema escolhido;
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
  • Respeitar as regras do debate;
  • Refletir sobre a importância da água para a vida na Terra.