Aula sobre Distribuicao Da Agua No Mundo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A água é um recurso natural essencial para a vida na Terra, mas a sua distribuição não é uniforme. Em algumas regiões do mundo, a água é abundante, enquanto em outras é escassa. A falta de água potável é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Nesta atividade, vamos aprender sobre a distribuição da água no mundo e como ela é influenciada por fatores como o clima, a geografia e a ação humana.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade explicando sobre a importância da água e como ela é distribuída no mundo. Utilize um mapa-múndi para mostrar as regiões onde a água é mais abundante e onde é mais escassa.Etapa 2 - Estação 1 - Ciclo da água
Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação. Nessa estação, eles irão aprender sobre o ciclo da água e como ele funciona. Utilize um vídeo explicativo e um experimento prático para ilustrar o ciclo da água.Etapa 3 - Estação 2 - Escoamento superficial no ambiente urbano e rural
Na segunda estação, os alunos irão aprender sobre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural. Utilize imagens e exemplos práticos para mostrar como o escoamento da água é diferente nas áreas urbanas e rurais.Etapa 4 - Estação 3 - Morfologia das bacias e das redes hidrográficas
Na terceira estação, os alunos irão aprender sobre a morfologia das bacias e das redes hidrográficas. Utilize um mapa topográfico e imagens para mostrar como as bacias e as redes hidrográficas são formadas e como elas influenciam a distribuição da água.Etapa 5 - Conclusão
Na última etapa, reúna a turma e faça uma discussão sobre o que foi aprendido nas estações. Os alunos devem compartilhar o que aprenderam e como isso pode ser aplicado na vida cotidiana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água.
- Comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas estações.
- Compreensão dos conceitos abordados.
- Habilidade em relacionar os conceitos aprendidos com situações da vida cotidiana.
Ações do professor
- Preparar o material necessário para as estações.
- Orientar os alunos sobre as atividades a serem realizadas em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os conceitos apresentados.
- Relacionar os conceitos aprendidos com situações da vida cotidiana.