Aula sobre Distribuicao Da Agua No Mundo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A água é um recurso fundamental para a vida na Terra, e sua distribuição é desigual em todo o mundo. Nesta atividade, vamos explorar como a água é distribuída pelo planeta, quais são as principais bacias hidrográficas e como a água é usada em diferentes contextos. Para isso, os alunos irão criar um mapa conceitual para organizar as informações sobre o assunto. É importante que os alunos compreendam a importância da água e como sua distribuição pode afetar a vida de pessoas e animais em diferentes partes do mundo.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Comece a atividade explicando a importância da água e como ela é distribuída no mundo. Faça uma breve apresentação sobre o ciclo da água e sua importância para a vida na Terra.Etapa 2 - Pesquisa em casa
Os alunos serão orientados a pesquisar sobre a distribuição da água no mundo e as principais bacias hidrográficas. Eles devem buscar informações em livros, sites, vídeos e outros materiais disponíveis.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre a distribuição da água no mundo. O mapa deve conter uma ideia central (distribuição da água no mundo) e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais
Os grupos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando as principais informações sobre a distribuição da água no mundo e as bacias hidrográficas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, haverá uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas pelos alunos. Incentive os alunos a fazerem perguntas e comentários sobre as pesquisas realizadas e os mapas conceituais criados.Etapa 6 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre a distribuição da água no mundo, como a seca em algumas regiões do Brasil ou a escassez de água em países africanos. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre esses exemplos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a atividade, enfatizando a importância da água e como sua distribuição pode afetar a vida de pessoas e animais em diferentes partes do mundo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água;
- Comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural;
- Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual;
- Qualidade das informações apresentadas no mapa conceitual;
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Compreensão do assunto apresentado;
- Participação ativa nas atividades propostas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre o tema;
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Fazer perguntas e comentários para estimular a reflexão dos alunos;
- Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema;
- Fazer uma conclusão para resumir os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a distribuição da água no mundo e as principais bacias hidrográficas;
- Criar um mapa conceitual com as informações pesquisadas;
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Fazer perguntas e comentários para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão;
- Participar ativamente das atividades propostas.