Aula sobre Distribuicao Da Populacao Mundial

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula de hoje tem como objetivo trabalhar a distribuição da população mundial, um tema muito importante para a Geografia. Através da metodologia ativa Design Thinking, os alunos serão incentivados a criar um mapa de empatia, onde poderão descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes. Além disso, durante a aula, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os estudantes possam entender como a distribuição da população mundial afeta o cotidiano de cada um.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é a distribuição da população mundial e sua importância para a Geografia. Em seguida, apresente o objetivo da aula e a metodologia Design Thinking.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, orientando que deverão criar um mapa da empatia.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Organizados em grupos, os alunos deverão criar o mapa de empatia com os seguintes campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada grupo deverá escolher um continente e aplicar o mapa de empatia para entender a distribuição da população mundial nesse continente.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando os principais fatores que influenciam a distribuição da população mundial no continente escolhido.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Mostre exemplos práticos sobre a distribuição da população mundial, como o crescimento da população em países subdesenvolvidos e a migração de refugiados. Os alunos poderão fazer perguntas e discutir sobre os exemplos apresentados.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A partir dos exemplos práticos apresentados, os alunos em grupos deverão analisá-los,relacionando-os com os mapas de empatia criados na etapa 2.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuar estudando sobre a distribuição da população mundial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos através da metodologia Design Thinking.
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o objetivo da aula e a metodologia Design Thinking.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Fazer perguntas e incentivar a discussão sobre o tema.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Criar um mapa de empatia relacionado com a distribuição da população mundial.
  • Discutir sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
  • Fazer perguntas e participar da discussão sobre o tema.