Aula sobre Distribuicao Da Populacao Mundial

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A distribuição da população mundial é um tema de grande importância para entendermos a dinâmica da sociedade atual. Através dele, podemos compreender como a população se distribui pelos continentes e as principais rotas migratórias que influenciaram essa distribuição. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Os estudantes serão incentivados a usar a criatividade e o pensamento crítico para desenvolver um jogo que ajude a compreender melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o tema e sua importância. Em seguida, apresente a metodologia ativa Gamificação e como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo deverá escolher um líder para coordenar as atividades.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os grupos terão 30 minutos para criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Auxilie os alunos, tirando dúvidas e dando sugestões quando necessário.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar o seu jogo para a turma. Avalie os jogos e dê feedbacks aos alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir os jogos apresentados e escolher o que acharem mais interessante e didático.

  6. Etapa 6 - Todos jogam

    Oriente os grupos a trocarem seus jogos para que todos joguem. Neste momento observe se a produção dos jogos está correta, seguindo as regras e possibilitando sua conclusão.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula com uma breve reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia ativa Gamificação ajudou a tornar a aula mais envolvente e didática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Qualidade da atividade prática desenvolvida pelo grupo escolhido.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva a metodologia ativa Gamificação.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro e na atividade prática.
  • Avaliar os jogos e dar feedbacks aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de registro e da atividade prática.
  • Trabalhar em equipe e cooperar com os colegas.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.