Aula sobre Distribuicao Da Populacao Mundial

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A distribuição da população mundial é um tema de grande importância para a Geografia, pois permite compreender como a população se organiza no espaço global. Para tornar a aula mais envolvente, é possível utilizar exemplos concretos, como a distribuição da população nas grandes cidades, a migração de pessoas de um país para outro e a relação entre a distribuição da população e o desenvolvimento econômico. O modelo de Debate Crítico será utilizado nesta aula para que os alunos possam discutir e avaliar diferentes perspectivas sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando sobre a distribuição da população mundial, sua importância e como ela está relacionada ao desenvolvimento econômico. Em seguida, apresente o Modelo de Debate Crítico e explique como ele será utilizado na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, entregando a eles um tema específico relacionado à distribuição da população mundial. Cada grupo deverá eleger um líder que será responsável por conduzir o debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo terá um tempo para pesquisar sobre o tema escolhido e elaborar argumentos para o debate. Disponibilize materiais e recursos para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos realizarão o debate, seguindo as regras do Modelo de Debate Crítico. Orientee medie a discussão, garantindo que todos os alunos participem ativamente.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”,” Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar o desempenho dos outros grupos no debate.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos no debate e explique como a distribuição da população mundial está relacionada ao desenvolvimento econômico. Instigue os alunos para que façam perguntas e tirem suas dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula promovendo uma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.
  • Promover a interação e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Argumentação clara e coerente.
  • Uso de exemplos e dados concretos para sustentar os argumentos.
  • Respeito às regras do Modelo de Debate Crítico.
  • Elaboração de um template de avaliação por rubrica com critérios claros e objetivos.

Ações do professor

  • Explicar claramente as regras do Modelo de Debate Crítico.
  • Disponibilizar materiais e recursos para auxiliar na pesquisa.
  • Mediar e orientar o debate.
  • Explicar como será realizada a avaliação.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos no debate.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar e elaborar argumentos para sustentar sua posição.
  • Respeitar as regras do Modelo de Debate Crítico.
  • Elaborar um template de avaliação por rubrica com critérios claros e objetivos.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas durante a conclusão da aula.