Aula sobre Distribuicao Da Populacao Mundial
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A distribuição da população mundial é um tema muito importante para a Geografia, pois nos permite entender como a população está distribuída pelo planeta e quais são os fatores que influenciam essa distribuição. Esse conhecimento é essencial para entendermos as desigualdades sociais e econômicas que existem entre os países e regiões do mundo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma roda de conversa, na qual os alunos serão questionados sobre o que eles sabem sobre a distribuição da população mundial. Em seguida, faça uma breve apresentação do tema, explicando os principais conceitos e fatores que influenciam a distribuição da população.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em três grupos e explique como a metodologia será desenvolvida.Etapa 3 - Estação 1 - Distribuição da população mundial
Nesta estação, os alunos irão criar um mapa-múndi com a distribuição da população mundial. Eles deverão identificar os países mais populosos e os menos populosos, além de destacar as regiões do mundo com maior e menor densidade populacional.Etapa 4 - Estação 2 - Fluxos migratórios
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre os principais fluxos migratórios da história da humanidade. Eles deverão identificar as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.Etapa 5 - Estação 3 - Desigualdades sociais e econômicas
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as desigualdades sociais e econômicas entre os países e regiões do mundo. Eles deverão identificar os países mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos, além de destacar as principais diferenças entre eles.Etapa 6 - Sistematização
Os alunos deverão se reunir em grupos para compartilhar as atividades que criaram em cada estação. Medie a discussão, fazendo perguntas e incentivando a participação de todos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua essa aula, comuma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
- Estimular a pesquisa e a construção do conhecimento pelos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das atividades criadas pelos alunos em cada estação.
- Capacidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
Ações do professor
- Mediar a discussão e a troca de ideias entre os alunos.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação das atividades em cada estação.
- Estimular a participação de todos os alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os temas propostos.
- Criar atividades relacionadas ao tema em cada estação.
- Participar ativamente das discussões e da troca de ideias entre os colegas.