Aula sobre Distribuicao Da Populacao Mundial

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A distribuição da população mundial é um tema muito importante para a Geografia, pois nos permite entender como a população está distribuída pelo planeta e quais são os fatores que influenciam essa distribuição. Esse conhecimento é essencial para entendermos as desigualdades sociais e econômicas que existem entre os países e regiões do mundo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa, na qual os alunos serão questionados sobre o que eles sabem sobre a distribuição da população mundial. Em seguida, faça uma breve apresentação do tema, explicando os principais conceitos e fatores que influenciam a distribuição da população.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em três grupos e explique como a metodologia será desenvolvida.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Distribuição da população mundial

    Nesta estação, os alunos irão criar um mapa-múndi com a distribuição da população mundial. Eles deverão identificar os países mais populosos e os menos populosos, além de destacar as regiões do mundo com maior e menor densidade populacional.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Fluxos migratórios

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre os principais fluxos migratórios da história da humanidade. Eles deverão identificar as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Desigualdades sociais e econômicas

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as desigualdades sociais e econômicas entre os países e regiões do mundo. Eles deverão identificar os países mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos, além de destacar as principais diferenças entre eles.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Os alunos deverão se reunir em grupos para compartilhar as atividades que criaram em cada estação. Medie a discussão, fazendo perguntas e incentivando a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula, comuma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular a pesquisa e a construção do conhecimento pelos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das atividades criadas pelos alunos em cada estação.
  • Capacidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e a troca de ideias entre os alunos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação das atividades em cada estação.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os temas propostos.
  • Criar atividades relacionadas ao tema em cada estação.
  • Participar ativamente das discussões e da troca de ideias entre os colegas.