Aula sobre Distribuicao Da Populacao Mundial

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A distribuição da população mundial é um tema importante para entendermos como a humanidade se organiza no planeta. É fundamental que os estudantes compreendam como a população se distribui pelos continentes, quais são os fatores que condicionam essa distribuição e como as rotas de dispersão da população humana foram construídas ao longo da história. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e questionando os alunos sobre o que eles sabem a respeito da distribuição da população mundial. Em seguida, apresente um mapa-múndi e peça que os alunos identifiquem os continentes e os países mais populosos. Utilize imagens e gráficos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Explicando a Metodologia

    Após realizar a introdução, explique sobre a metodologia ativa “Sala de aula invertida”e como será desenvolvida.

  3. Etapa 3 - Distribuição da população

    Para estudar em casa, disponibilize materiais que apresentam a distribuição dapopulação pelos continentes e quais são os fatores que condicionam essa distribuição. Esses materiais servirão de suporte para os estudos.

    É importante que os alunos compreendam as diferenças entre os países mais e menos populosos e quais são as regiões mais densamente povoadas do planeta.


  4. Etapa 4 - Rotas de dispersão da população humana

    Explique como as rotas de dispersão da população humana foram construídas ao longo da história, desde a pré-história até os dias atuais. É importante que os alunos compreendam as principais rotas migratórias e como elas influenciaram a distribuição da população mundial.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Oriente os alunos a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Explique como funciona a dinâmica e pedir que os alunos avaliem a atividade e o desenvolvimento do tema até o momento.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos que possam apoiar a compreensão do tema pelos alunos. Por exemplo, pode-se falar sobre a distribuição da população no Brasil e como ela está relacionada com as condições climáticas e econômicas do país.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula fazendo uma breve revisão do que foi apresentado na aula e questione os alunos sobre o que eles aprenderam. É importante que os alunos se sintam estimulados a refletir sobre o tema e a compartilhar suas opiniões e dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a distribuição da população mundial e os fatores que condicionam essa distribuição.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade e o desenvolvimento do tema por meio da Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Compreensão da distribuição da população mundial e dos fatores que condicionam essa distribuição.
  • Descrição das rotas de dispersão da população humana pelo planeta e dos principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Participação na Dinâmica dos 3 Qs e avaliação da atividade e do desenvolvimento do tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos por meio de perguntas e exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma revisão do que foi apresentado na aula e questionar os alunos sobre o que eles aprenderam.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o tema e a compartilharemsuas opiniões e dúvidas.

Ações do aluno

  • Identificar os continentes e países mais populosos no mapa-múndi.
  • Descrever a distribuição da população mundial e os fatores que condicionam essa distribuição.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs e avaliar a atividade e o desenvolvimento do tema.
  • Participar dos exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Refletir sobre o tema e compartilhar suas opiniões e dúvidas.