Aula sobre Distribuicao Da Populacao Mundial
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A distribuição da população mundial é um tema importante para entendermos como a humanidade se organiza no planeta. É fundamental que os estudantes compreendam como a população se distribui pelos continentes, quais são os fatores que condicionam essa distribuição e como as rotas de dispersão da população humana foram construídas ao longo da história. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e questionando os alunos sobre o que eles sabem a respeito da distribuição da população mundial. Em seguida, apresente um mapa-múndi e peça que os alunos identifiquem os continentes e os países mais populosos. Utilize imagens e gráficos para ilustrar o tema.Etapa 2 - Explicando a Metodologia
Após realizar a introdução, explique sobre a metodologia ativa “Sala de aula invertida”e como será desenvolvida.Etapa 3 - Distribuição da população
Para estudar em casa, disponibilize materiais que apresentam a distribuição dapopulação pelos continentes e quais são os fatores que condicionam essa distribuição. Esses materiais servirão de suporte para os estudos.É importante que os alunos compreendam as diferenças entre os países mais e menos populosos e quais são as regiões mais densamente povoadas do planeta.
Etapa 4 - Rotas de dispersão da população humana
Explique como as rotas de dispersão da população humana foram construídas ao longo da história, desde a pré-história até os dias atuais. É importante que os alunos compreendam as principais rotas migratórias e como elas influenciaram a distribuição da população mundial.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Oriente os alunos a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Explique como funciona a dinâmica e pedir que os alunos avaliem a atividade e o desenvolvimento do tema até o momento.Etapa 6 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos que possam apoiar a compreensão do tema pelos alunos. Por exemplo, pode-se falar sobre a distribuição da população no Brasil e como ela está relacionada com as condições climáticas e econômicas do país.Etapa 7 - Conclusão
Conclua essa aula fazendo uma breve revisão do que foi apresentado na aula e questione os alunos sobre o que eles aprenderam. É importante que os alunos se sintam estimulados a refletir sobre o tema e a compartilhar suas opiniões e dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre a distribuição da população mundial e os fatores que condicionam essa distribuição.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade e o desenvolvimento do tema por meio da Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Compreensão da distribuição da população mundial e dos fatores que condicionam essa distribuição.
- Descrição das rotas de dispersão da população humana pelo planeta e dos principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
- Participação na Dinâmica dos 3 Qs e avaliação da atividade e do desenvolvimento do tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação dos alunos por meio de perguntas e exemplos práticos.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Fazer uma revisão do que foi apresentado na aula e questionar os alunos sobre o que eles aprenderam.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre o tema e a compartilharemsuas opiniões e dúvidas.
Ações do aluno
- Identificar os continentes e países mais populosos no mapa-múndi.
- Descrever a distribuição da população mundial e os fatores que condicionam essa distribuição.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs e avaliar a atividade e o desenvolvimento do tema.
- Participar dos exemplos práticos apresentados pelo professor.
- Refletir sobre o tema e compartilhar suas opiniões e dúvidas.