Aula sobre Distribuicao Demografica No Brasil

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A distribuição demográfica no Brasil é um tema importante para entendermos como a população está distribuída pelo território brasileiro e quais são os fatores que influenciam essa distribuição. É um tema que pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, pois eles podem observar a distribuição demográfica em sua cidade ou região. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia e entender melhor a realidade da população brasileira.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Distribuição demográfica no Brasil" e explique a importância de entendermos como a população está distribuída pelo território brasileiro. Use imagens e mapas para ilustrar a apresentação.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos e explique que eles irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos", para entender melhor a realidade da população brasileira. Peça que criem uma persona para essa atividade, que pode ser um imigrante, estudante ou geógrafo.

  3. Etapa 3 - Análise dos mapas de empatia

    Os alunos irão apresentar seus mapas de empatia e discutir em grupo as informações coletadas. Faça a mediação da discussão fazendo perguntas para que os alunos possam entender melhor a realidade da população brasileira.

  4. Etapa 4 - Análise de dados sobre a distribuição demográfica no Brasil

    Apresente dados sobre a distribuição demográfica no Brasil e os alunos irão comparar esses dados com as informações coletadas nos mapas de empatia.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo os fatores que influenciam a distribuição demográfica no Brasil e como esses fatores podem afetar a qualidade de vida da população. Organize o tempo das falas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões. Faça intervenções e conduza a discussão final incentivando a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Faça uma reflexão final sobre a importância de entendermos a distribuição demográfica no Brasil e como isso pode nos ajudar a tomar decisões melhores para o futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história;
  • Compreender os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes;
  • Desenvolver a habilidade de criar um mapa de empatia para entender a realidade da população brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia;
  • Compreensão dos fatores que influenciam a distribuição demográfica no Brasil;
  • Habilidade de comparar os dados sobre a distribuição demográfica no Brasil com as informações coletadas nos mapas de empatia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de entendermos a distribuição demográfica no Brasil;
  • Mediar a discussão em grupo e fazer perguntas para que os alunos possam entender melhor a realidade da população brasileira;
  • Apresentar dados sobre a distribuição demográfica no Brasil e comparar esses dados com as informações coletadas nos mapas de empatia.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender a realidade da população brasileira;
  • Participar ativamente da discussão em grupo e comparar os dados sobre a distribuição demográfica no Brasil com as informações coletadas nos mapas de empatia;
  • Apresentar conclusões e reflexões sobre a distribuição demográfica no Brasil.