Aula sobre Distribuicao Demografica No Brasil
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A distribuição demográfica é um tema importante para entendermos como a população está distribuída pelo território brasileiro. É fundamental para entendermos a dinâmica populacional e os aspectos socioeconômicos do país. A metodologia ativa de gamificação será utilizada para tornar a aula mais lúdica, interativa e dinâmica. Os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que aborde os principais aspectos da distribuição demográfica no Brasil.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Faça uma roda de conversa e solicite aos alunos que participarem da construção do conhecimento levantando hipóteses sobre a distribuição demográfica no Brasil.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo será responsável por criar um jogo de tabuleiro sobre a distribuição demográfica no Brasil.Etapa 3 - Definição das regras
Cada grupo irá definir as regras do jogo, incluindo o número de jogadores, o objetivo do jogo, as casas do tabuleiro, as cartas de perguntas e ações, entre outros aspectos.Etapa 4 - Criação do jogo
Os alunos irão pesquisar sobre os principais aspectos da distribuição demográfica no Brasil, como densidade demográfica, migrações, urbanização, entre outros. Na sequência irão criar o jogo de tabuleiro.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos terão a oportunidade de jogar e avaliar os jogos dos colegas. Organize os grupos e o tempo que os alunos terão para experimentar os jogos criados.Etapa 6 - Discussão e reflexão
Conduza uma discussão sobre os principais aspectos da distribuição demográfica no Brasil. Os alunos serão convidados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em seus contextos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
- Clareza das regras do jogo.
- Qualidade das perguntas e ações presentes nas cartas do jogo.
- Participação e engajamento dos alunos na atividade.
- Conhecimento adquirido pelos alunos sobre a distribuição demográfica no Brasil.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Conduzir a discussão ao final da atividade.
- Avaliar o desempenho dos alunos na atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Trabalhar em grupo na criação do jogo de tabuleiro.
- Pesquisar sobre os principais aspectos da distribuição demográfica no Brasil.
- Criar um jogo de tabuleiro criativo e desafiador.
- Avaliar os jogos dos colegas e participar da discussão ao final da atividade.