Aula sobre Distribuicao Demografica No Brasil

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A distribuição demográfica é um tema importante para entendermos como a população está distribuída pelo território brasileiro. É fundamental para entendermos a dinâmica populacional e os aspectos socioeconômicos do país. A metodologia ativa de gamificação será utilizada para tornar a aula mais lúdica, interativa e dinâmica. Os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que aborde os principais aspectos da distribuição demográfica no Brasil.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Faça uma roda de conversa e solicite aos alunos que participarem da construção do conhecimento levantando hipóteses sobre a distribuição demográfica no Brasil.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo será responsável por criar um jogo de tabuleiro sobre a distribuição demográfica no Brasil.

  3. Etapa 3 - Definição das regras

    Cada grupo irá definir as regras do jogo, incluindo o número de jogadores, o objetivo do jogo, as casas do tabuleiro, as cartas de perguntas e ações, entre outros aspectos.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos irão pesquisar sobre os principais aspectos da distribuição demográfica no Brasil, como densidade demográfica, migrações, urbanização, entre outros. Na sequência irão criar o jogo de tabuleiro.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos terão a oportunidade de jogar e avaliar os jogos dos colegas. Organize os grupos e o tempo que os alunos terão para experimentar os jogos criados.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão

    Conduza uma discussão sobre os principais aspectos da distribuição demográfica no Brasil. Os alunos serão convidados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em seus contextos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Clareza das regras do jogo.
  • Qualidade das perguntas e ações presentes nas cartas do jogo.
  • Participação e engajamento dos alunos na atividade.
  • Conhecimento adquirido pelos alunos sobre a distribuição demográfica no Brasil.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Conduzir a discussão ao final da atividade.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Trabalhar em grupo na criação do jogo de tabuleiro.
  • Pesquisar sobre os principais aspectos da distribuição demográfica no Brasil.
  • Criar um jogo de tabuleiro criativo e desafiador.
  • Avaliar os jogos dos colegas e participar da discussão ao final da atividade.