Aula sobre Distribuicao Demografica No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A distribuição demográfica no Brasil é um tema importante para entendermos as características da população brasileira, suas diferenças regionais e os fatores que influenciam a concentração ou dispersão populacional. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá realizar uma atividade diferente sobre o tema. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos para facilitar o entendimento dos alunos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da distribuição demográfica no Brasil. Faça uma roda de conversa e estimule a reflexão sobre como a população está distribuída no país e quais fatores podem influenciar essa distribuição.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com mapas e gráficos para analisar a distribuição da população brasileira por região e por estados. Eles irão identificar as diferenças regionais e discutir os possíveis fatores que influenciam essa distribuição.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com textos e imagens para analisar os fluxos migratórios no Brasil. Eles deverão identificar as principais rotas de dispersão da população humana pelo país e discutir os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados a essa distribuição.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com vídeos e reportagens para analisar a distribuição demográfica em áreas urbanas e rurais. Eles irão identificar as diferenças entre as duas áreas e discutir os possíveis fatores que influenciam essa distribuição.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Faça uma discussão com a turma sobre as principais ideias apresentadas pelos grupos e como elas se relacionam. Estimule a participação e troca de saberes entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma síntese do tema. Peça aos alunos a fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos nas atividades realizadas durante a aula e a participação na discussão em grupo.

    Observação: as quatro estações acontecem simultaneamente. Ao final do tempo estabelecido para cada estação (15 ou 20 minutos), os estudantes mudam de estação. Ao final todos os estudantes passarão por todas as estações. Organize com antecedência os materiais que serão usados em cada estação.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a distribuição demográfica no Brasil;
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre os fatores que influenciam a distribuição demográfica;
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades realizadas durante a aula;
  • Capacidade de análise e reflexão crítica sobre o tema;
  • Habilidade em trabalhar em grupo;
  • Compreensão dos principais conceitos e informações discutidos durante a aula;
  • Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido no cotidiano.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos;
  • Mediar as atividades realizadas pelos alunos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo;
  • Fazer uma síntese do tema e promover a reflexão dos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades realizadas durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades realizadas durante a aula;
  • Analisar e refletir criticamente sobre o tema;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
  • Compreender os principais conceitos e informações discutidos durante a aula.