Aula sobre Distribuicao Demografica No Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A distribuição demográfica no Brasil é um tema importante para entendermos como a população se organiza em nosso país. Esse conhecimento é fundamental para entender os desafios que a sociedade brasileira enfrenta em áreas como saúde, educação, habitação e transporte. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, vamos utilizar um mapa conceitual para organizar o conhecimento sobre a distribuição demográfica no Brasil.

  1. Etapa 1 - Antes da aula

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos.

  2. Etapa 2 - Em sala de aula

    Inicie a aula fazendo uma revisão dos conceitos básicos sobre a distribuição demográfica no Brasil. Utilize mapas e imagens para contextualizar o tema.

  3. Etapa 3 - Mapa Conceitual

    Explique aos alunos que eles irão desenvolver um mapa conceitual sobre a distribuição demográfica no Brasil e distribua os materiais necessários.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Divida os alunos, em grupos, e oriente criação um mapa conceitual sobre a distribuição demográfica no Brasil, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma. Organize o tempo das apresentações e incentive a indagação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Faça uma discussão com a turma sobre as principais ideias apresentadas pelos grupos e como elas se relacionam.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação sobre o desempenho dos alunos na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em organizar e relacionar informações sobre a distribuição demográfica no Brasil.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas no mapa conceitual.
  • Capacidade de relacionar as informações apresentadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Selecionar e disponibilizar materiais didáticos sobre o tema.
  • Explicar e orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo.

Ações do aluno

  • Estudar os materiais didáticos disponibilizados pelo professor.
  • Trabalhar em grupo na criação do mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre as ideias apresentadas pelos grupos.