Aula sobre Ditadura Civil Militar E As Populacoes Indigenas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985) foi um período de repressão política e violação dos direitos humanos. Durante esse período, as populações indígenas foram afetadas de diversas maneiras, como a perda de terras e a violência física e cultural. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a relação entre a Ditadura e as populações indígenas, identificando as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da Ditadura.
Aprendizagem Baseada em Problemas
Etapa 1 - Problematização
Apresente o tema da aula e proponha a seguinte questão: "Como as populações indígenas e quilombolas foram afetadas pela Ditadura Civil-Militar no Brasil?".Etapa 2 - Geração de Alternativas
Os alunos, em grupos, irão pesquisar sobre as principais demandas indígenas e quilombolas durante a Ditadura e listar alternativas para atender a essas demandas.Etapa 3 - Solução
Os grupos irão apresentar suas alternativas para atender às demandas indígenas e quilombolas durante a Ditadura.Etapa 4 - Criação do Diário de Bordo
Os grupos irão criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, com base nas discussões e pesquisas realizadas.Etapa 5 - Apresentação do Diário de Bordo
Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma.Etapa 6 - Discussão em Grupo
A turma irá discutir as informações apresentadas nos diários de bordo e refletir sobre a relação entre a Ditadura e as populações indígenas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante a aula considerando os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da Ditadura.
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a relação entre a Ditadura e as populações indígenas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de propor soluções para problemas sociais.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Identificação das principais demandas indígenas e quilombolas durante a Ditadura.
- Capacidade de relacionar as demandas indígenas e quilombolas com o modelo desenvolvimentista da Ditadura.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e a questão-problema.
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
- Orientar os alunos na identificação das principais demandas indígenas e quilombolas durante a Ditadura.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Identificar as principais demandas indígenas e quilombolas durante a Ditadura.
- Relacionar as demandas indígenas e quilombolas com o modelo desenvolvimentista da Ditadura.