Aula sobre Ditadura Civil Militar E As Populacoes Indigenas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985) foi um período de repressão política e violação dos direitos humanos. Durante esse período, as populações indígenas foram afetadas de diversas maneiras, como a perda de terras e a violência física e cultural. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a relação entre a Ditadura e as populações indígenas, identificando as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da Ditadura.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o tema da aula e proponha a seguinte questão: "Como as populações indígenas e quilombolas foram afetadas pela Ditadura Civil-Militar no Brasil?".

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos, em grupos, irão pesquisar sobre as principais demandas indígenas e quilombolas durante a Ditadura e listar alternativas para atender a essas demandas.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos irão apresentar suas alternativas para atender às demandas indígenas e quilombolas durante a Ditadura.

  4. Etapa 4 - Criação do Diário de Bordo

    Os grupos irão criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, com base nas discussões e pesquisas realizadas.

  5. Etapa 5 - Apresentação do Diário de Bordo

    Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    A turma irá discutir as informações apresentadas nos diários de bordo e refletir sobre a relação entre a Ditadura e as populações indígenas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da Ditadura.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a relação entre a Ditadura e as populações indígenas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de propor soluções para problemas sociais.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Identificação das principais demandas indígenas e quilombolas durante a Ditadura.
  • Capacidade de relacionar as demandas indígenas e quilombolas com o modelo desenvolvimentista da Ditadura.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e a questão-problema.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na identificação das principais demandas indígenas e quilombolas durante a Ditadura.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Identificar as principais demandas indígenas e quilombolas durante a Ditadura.
  • Relacionar as demandas indígenas e quilombolas com o modelo desenvolvimentista da Ditadura.