Aula sobre Ditadura Civil Militar E As Populacoes Indigenas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985) foi um período de repressão política e violação dos direitos humanos. Durante esse período, as populações indígenas foram afetadas de diversas maneiras, como a perda de terras, a violência e a discriminação. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
Aprendizagem Baseada em Projetos
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a Ditadura Civil-Militar no Brasil. Os alunos serão divididos em grupos e receberão um diário de bordo para registrar suas reflexões e ideias ao longo da aula.Etapa 2 - Problema
Os alunos irão discutir em grupo os problemas enfrentados pelas populações indígenas e quilombolas durante a ditadura, como a perda de terras e a violência. Nessa etapa você pode sugerir materiais para pesquisa e fazer uma conexão com os problemas enfrentados pelos indígenas e quilombolas atualmente.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Os alunos irão discutir em grupo possíveis alternativas para solucionar os problemas enfrentados pelas populações indígenas e quilombolas durante a ditadura.Etapa 4 - Solução
Os alunos irão discutir em grupo as melhores soluções para os problemas enfrentados pelas populações indígenas e quilombolas durante a ditadura.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua solução para os problemas enfrentados pelas populações indígenas e quilombolas durante a ditadura.Etapa 6 - Discussão
Os alunos irão discutir em grupo as diferentes soluções propostas e chegar a um consenso sobre a melhor solução para os problemas enfrentados pelas populações indígenas e quilombolas durante a ditadura.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e os alunos irão registrar suas reflexões finais no diário de bordo.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o contexto histórico da Ditadura Civil-Militar no Brasil.
- Identificar e compreender as demandas indígenas e quilombolas durante a ditadura.
- Compreender a importância do tema abordado na aula.
- Refletir sobre as aprendizagens adquiridas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade das reflexões registradas no diário de bordo.
- Capacidade de relacionar as demandas indígenas e quilombolas com o contexto histórico da ditadura.
- Capacidade de compreender a importância do tema abordado na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a Ditadura Civil-Militar no Brasil.
- Dividir os alunos em grupos e distribuir os diários de bordo.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Fazer uma síntese da aula.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre as aprendizagens adquiridas.
Ações do aluno
- Registrar suas reflexões finais no diário de bordo.
- Identificar e compreender os problemas enfrentados pelas populações indígenas durante a ditadura.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Respeitar as opiniões dos colegas.