Aula sobre Ditadura Civil Militar E As Populacoes Indigenas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985) foi um período de repressão política e violação dos direitos humanos. Durante esse período, as populações indígenas foram afetadas de diversas maneiras, como a perda de terras, a violência e a discriminação. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a Ditadura Civil-Militar no Brasil. Os alunos serão divididos em grupos e receberão um diário de bordo para registrar suas reflexões e ideias ao longo da aula.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os alunos irão discutir em grupo os problemas enfrentados pelas populações indígenas e quilombolas durante a ditadura, como a perda de terras e a violência. Nessa etapa você pode sugerir materiais para pesquisa e fazer uma conexão com os problemas enfrentados pelos indígenas e quilombolas atualmente.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os alunos irão discutir em grupo possíveis alternativas para solucionar os problemas enfrentados pelas populações indígenas e quilombolas durante a ditadura.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os alunos irão discutir em grupo as melhores soluções para os problemas enfrentados pelas populações indígenas e quilombolas durante a ditadura.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua solução para os problemas enfrentados pelas populações indígenas e quilombolas durante a ditadura.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Os alunos irão discutir em grupo as diferentes soluções propostas e chegar a um consenso sobre a melhor solução para os problemas enfrentados pelas populações indígenas e quilombolas durante a ditadura.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e os alunos irão registrar suas reflexões finais no diário de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o contexto histórico da Ditadura Civil-Militar no Brasil.
  • Identificar e compreender as demandas indígenas e quilombolas durante a ditadura.
  • Compreender a importância do tema abordado na aula.
  • Refletir sobre as aprendizagens adquiridas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade das reflexões registradas no diário de bordo.
  • Capacidade de relacionar as demandas indígenas e quilombolas com o contexto histórico da ditadura.
  • Capacidade de compreender a importância do tema abordado na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a Ditadura Civil-Militar no Brasil.
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir os diários de bordo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer uma síntese da aula.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre as aprendizagens adquiridas.

Ações do aluno

  • Registrar suas reflexões finais no diário de bordo.
  • Identificar e compreender os problemas enfrentados pelas populações indígenas durante a ditadura.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.