Aula sobre Ditadura Civil Militar E As Populacoes Indigenas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985) foi um período de repressão política e violações de direitos humanos, incluindo a perseguição e marginalização de populações indígenas e quilombolas. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para compreender as perspectivas e necessidades dessas populações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema da Ditadura Civil-Militar e sua relação com as populações indígenas e quilombolas. Em seguida, apresente a metodologia Design Thinking e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Mapa de Empatia

    Apresente o mapa de empatia com seus campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos terão acesso a exemplos de mapas preenchidos e discutirão em grupos como cada campo pode ser preenchido com informações sobre as populações indígenas e quilombolas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa em grupos sobre as demandas e necessidades das populações indígenas e quilombolas durante a Ditadura Civil-Militar. Disponibilize fontes como livros, artigos, vídeos e entrevistas.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do Mapa de Empatia

    Com base na pesquisa realizada, os alunos preencherão o mapa de empatia com informações sobre as populações indígenas e quilombolas. Eles discutirão em grupo como cada campo pode ser preenchido com informações relevantes.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos apresentarão seus mapas de empatia e discutirão em conjunto as informações levantadas. Medie a discussão e incentive a reflexão sobre as demandas e necessidades dessas populações durante a Ditadura Civil-Militar.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e incentive os alunos a refletirem sobre a importância de compreender as perspectivas e necessidades das populações indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema da Ditadura Civil-Militar e suas implicações para as populações indígenas e quilombolas.
  • Promover a compreensão das perspectivas e necessidades das populações indígenas e quilombolas como forma de incentivar a valorização da diversidade cultural e o respeito aos direitos humanos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Preenchimento correto e completo do mapa de empatia.
  • Contribuição relevante para a discussão em grupo.
  • Demonstração de compreensão das demandas e necessidades das populações indígenas e quilombolas durante a Ditadura Civil-Militar.
  • Reflexão crítica sobre a importância de compreender as perspectivas e necessidades dessas populações como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da Ditadura Civil-Militar e sua relação com as populações indígenas e quilombolas.
  • Apresentar a metodologia Design Thinking e explicar como ela será aplicada na aula.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a reflexão crítica sobre o tema.
  • Estimular a pesquisa e a participação ativa dos alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e incentivar a reflexão sobre a importância de compreender as perspectivas e necessidades das populações indígenas e quilombolas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Preencher corretamente e de forma completa o mapa de empatia.
  • Contribuir de forma relevante para a discussão em grupo.
  • Demonstrar compreensão das demandas e necessidades das populações indígenas e quilombolas durante a Ditadura Civil-Militar.
  • Refletir criticamente sobre a importância de compreender as perspectivas e necessidades dessas populações como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.