Aula sobre Ditadura Civil Militar E As Populacoes Indigenas
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985) foi um período de repressão política e violação dos direitos humanos. Durante esse período, as populações indígenas foram alvo de políticas de assimilação forçada e destruição de suas culturas e territórios. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema da aula e peça para que os alunos registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 2 - Contextualização
Apresente um breve histórico da Ditadura Civil-Militar no Brasil e suas políticas de assimilação forçada das populações indígenas.Etapa 3 - Exemplos práticos
Apresente exemplos de demandas indígenas e quilombolas durante a ditadura, como a luta pela demarcação de terras e a resistência cultural.Etapa 4 - Trabalho em grupo
Divida os alunos e os oriente para pesquisarem sobre uma demanda indígena ou quilombola específica durante a ditadura e como ela foi contestada. Eles irão registrar suas descobertas em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma e você irá mediar uma discussão sobre as diferentes formas de contestação das populações indígenas e quilombolas durante a ditadura.Etapa 6 - Check-out
Os alunos irão registrar em seus templates de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos com base nos critérios de avaliação definidos e dê feedback para ajudá-los a melhorar.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as demandas indígenas e quilombolas durante a ditadura.
- Relacionar as demandas indígenas e quilombolas com a contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade da pesquisa e apresentação oral.
- Capacidade de relacionar as demandas indígenas e quilombolas com a contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo.
- Fornecer feedback para ajudar os alunos a melhorar.
- Avaliar os alunos com base nos critérios definidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Realizar uma pesquisa de qualidade.
- Apresentar suas descobertas de forma clara e objetiva.