Aula sobre Ditadura Civil Militar E As Populacoes Indigenas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985) foi um período de repressão política e violação dos direitos humanos. Durante esse período, as populações indígenas foram fortemente afetadas pelas políticas de desenvolvimento do governo, que visavam a integração desses povos à sociedade brasileira. Essas políticas incluíam a construção de estradas, hidrelétricas e outras obras de infraestrutura que afetaram diretamente as terras e os modos de vida dos povos indígenas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a Ditadura Civil-Militar e suas políticas de desenvolvimento. Faça a divisão da turma em grupos e explique também a metodologia utilizada na aula.Etapa 2 - Estação 1 - Leitura
Os alunos irão ler um texto sobre as políticas de desenvolvimento do governo durante a Ditadura Civil-Militar e suas consequências para as populações indígenas. Separe um material para a leitura dos alunos nessa estaçãoEtapa 3 - Estação 2 - Debate
Os alunos irão participar de um debate sobre as políticas de desenvolvimento do governo durante a Ditadura Civil-Militar e suas consequências para as populações indígenas. Separe o material para a leitura/discussão dos alunos nessa estaçãoEtapa 4 - Estação 3 - Vídeo
Os alunos irão assistir a um vídeo sobre as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura. Separe um vídeo para que os alunos assistam nessa estação; caso não seja possível, disponibilize materiais impressos para a discussão.Etapa 5 - Estação 4 - Atividade em grupo
Os grupos irão criar um cartaz sobre as demandas indígenas durante a Ditadura Civil-Militar e sua contestação ao modelo desenvolvimentista.Etapa 6 - Apresentação dos cartazes
Cada grupo irá apresentar seu cartaz para a turma.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos irão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreensão do contexto histórico da Ditadura Civil-Militar no Brasil.
- Compreensão das políticas de desenvolvimento do governo durante a Ditadura Civil-Militar.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula e no debate
- Capacidade de síntese na apresentação do tema
- Avaliação da atividade através do template
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula.
- Contextualizar a Ditadura Civil-Militar e suas políticas de desenvolvimento.
- Explicar a metodologia utilizada na aula.
Ações do aluno
- Escutar a apresentação do professor.
- Participar da discussão.