Aula sobre Diversidade Biologica E Selecao Natural

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A diversidade biológica é um tema importante para a compreensão da vida na Terra. A seleção natural é um dos processos que influenciam a diversidade biológica, promovendo a sobrevivência das espécies mais adaptadas ao ambiente. Nesta aula, os alunos irão discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. Com a metodologia Aprendizagem Entre Pares, os alunos terão a oportunidade de se apropriar do conteúdo de forma mais significativa, desenvolvendo habilidades de pesquisa, argumentação e avaliação crítica. O professor, por sua vez, terá a oportunidade de acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos e identificar possíveis dificuldades ou lacunas no aprendizado.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique as intencionalidades pedagógicas: compreender a evolução das espécies e a seleção natural como um processo que influencia a diversidade biológica.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá discutir o tema e seus subtópicos, utilizando recursos analógicos, como cartolina, papel pardo, canetas coloridas, etc.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, que será utilizado para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates de avaliação

    Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação para a turma. Explique como será feita a avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar seus argumentos e conclusões para a turma. Os outros grupos irão utilizar o template de avaliação para avaliar a apresentação.

  6. Etapa 6 - Avaliação final

    Os alunos irão avaliar o desempenho de cada grupo, utilizando o template de avaliação criado anteriormente.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e reforce as intencionalidades pedagógicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a evolução das espécies;
  • Compreender a seleção natural como um processo que influencia a diversidade biológica;
  • Identificar as variantes de uma mesma espécie.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar como será feita a avaliação por pares;
  • Esclarecer dúvidas sobre os critérios de avaliação;
  • Incentivar a participação dos alunos na criação dos templates de avaliação.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula;
  • Reforçar as intencionalidades pedagógicas e incentivar a continuidade das discussões em sala de aula ou em casa.

Ações do aluno

  • Discutir o tema em grupo;
  • Elaborar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar seus argumentos e conclusões;
  • Utilizar o template de avaliação para avaliar as apresentações dos outros grupos;
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos, justificar as notas atribuídas e receber a avaliação dos outros grupos.