Aula sobre Diversidade Biologica E Selecao Natural

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A diversidade biológica é um tema importante no estudo da biologia. A seleção natural é um processo que atua sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo, selecionando as características que mais se adaptam ao ambiente. Nesta aula, os alunos irão discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural.

Plano de aula em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema da aula e suas intencionalidades pedagógicas. Os alunos serão incentivados a participar da aula e a expressar suas dúvidas e opiniões.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso (20 minutos)

    Apresente um estudo de caso sobre seleção natural para a turma. O estudo de caso irá conter exemplos práticos e lacunas a serem preenchidas pelos alunos no infográfico.

  3. Etapa 3 - Criação do infográfico (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um infográfico com base no estudo de caso apresentado. O infográfico deve conter lacunas a serem preenchidas pelos alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os grupos irão apresentar seus infográficos e discutir as lacunas preenchidas.

  5. Etapa 5 - Debate em sala (20 minutos)

    Promova um debate em sala sobre o tema da aula, utilizando os infográficos criados pelos alunos como referência.

  6. Etapa 6 - Avaliação (10 minutos)

    Avalie os infográficos criados pelos alunos, utilizando critérios pré-estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Conclua a aula e reforce as intencionalidades pedagógicas da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Apresentar o tema da aula e suas intencionalidades pedagógicas.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo, análise, síntese, debate e diálogo.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Clareza e organização das informações.
  • Coerência e consistência das ideias.
  • Originalidade e criatividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e suas intencionalidades pedagógicas.
  • Apresentar o estudo de caso.
  • Promover o debate em sala.
  • Avaliar os infográficos criados pelos alunos.
  • Concluir a aula e reforçar as intencionalidades pedagógicas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Criar o infográfico em grupo.
  • Apresentar o infográfico e discutir as lacunas preenchidas.
  • Participar do debate em sala.