Aula sobre Diversidade Biologica E Selecao Natural
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A diversidade biológica é um dos maiores tesouros da natureza. Ela é resultado de um processo evolutivo que ocorre há bilhões de anos e que é influenciado por diversos fatores, como a seleção natural. A seleção natural consiste na sobrevivência dos seres mais adaptados ao ambiente em que vivem, o que garante a perpetuação de suas características genéticas. Nesta aula, vamos discutir a relação entre diversidade biológica e seleção natural.
A metodologia utilizada será a Modelo de debate crítico, na qual os alunos serão divididos em quatro grupos (juízes, defesa, acusação e júri popular). A avaliação poderá ser por pares, considerando a opinião e nota dos demais grupos envolvidos.
Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão dos grupos (10 minutos)
Explique o tema e apresente os quatro grupos que serão formados: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Cada grupo terá uma função específica na atividade.Etapa 2 - Pesquisa sobre o tema (20 minutos)
Os alunos terão 20 minutos para pesquisar sobre diversidade biológica e seleção natural. Eles poderão utilizar livros, enciclopédias, revistas e outros materiais analógicos disponíveis na escola.Etapa 3 - Preparação dos argumentos (30 minutos)
Cada grupo terá 30 minutos para preparar seus argumentos e contra-argumentos. O grupo defensor e o grupo opositor terão que apresentar suas posições sobre o tema.Etapa 4 - Debate crítico (40 minutos)
O debate será organizado da seguinte forma: o grupo defensor terá 5 minutos para apresentar seus argumentos, seguido de 5 minutos do grupo opositor para contra-argumentar. A banca julgadora terá 5 minutos para avaliar os argumentos e fazer perguntas. Em seguida, o grupo opositor terá 5 minutos para apresentar seus argumentos, seguido de 5 minutos do grupo defensor para contra-argumentar. A banca julgadora terá mais 5 minutos para avaliar os argumentos e fazer perguntas. Esse processo será repetido até que todos os grupos tenham apresentado seus argumentos.Etapa 5 - Conclusão (10 minutos)
Faça umbreve reflexão sobre a atividade e ressalte a importância da diversidade biológica e da seleção natural para a evolução das espécies.Etapa 6 - Avaliação
Avaliação por pares, considerando a opinião e nota dos demais grupos envolvidos. Ex: Grupo de juízes avaliar e dar uma nota para o grupo do júri popular e assim sucessivamente. Essa nota poderá compor um peso específico que será adicionado à nota geral.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e contra-argumentação.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações em fontes analógicas.
- Promover a reflexão sobre a importância da diversidade biológica e da seleção natural para a evolução das espécies.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Coerência e clareza na apresentação dos argumentos e contra-argumentos.
Ações do professor
- Explicar claramente as regras e objetivos da atividade.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Fazer intervenções pontuais para direcionar o debate e garantir que todas as posições sejam consideradas.
Ações do aluno
- Pesquisar e buscar informações sobre o tema.
- Participar ativamente do debate e apresentar argumentos consistentes.
- Respeitar as regras e as posições dos outros grupos.