Aula sobre Diversidade Biologica E Selecao Natural
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplos práticos:
Para tornar a aula mais compreensível, utilize exemplos práticos como a seleção artificial aplicada na agricultura, na criação de animais e a seleção natural em ambientes naturais.
A metodologia utilizada será a Rotação por estação, na qual os estudantes serão divididos em grupos, e rotacionarão por todas as estações, até completar o circuito. As estações precisam ter atividades distintas e o tempo indicado para cada grupo são de 15 minutos. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.
Etapa 1 - Introdução (15 minutos)
Inicie a aula com uma breve explicação sobre a diversidade biológica e seleção natural. Nessa etapa, utilize imagens ou desenhos para ilustrar o conceito.Etapa 2 - Estação 1 (15 minutos)
Nessa estação, os alunos deverão ler um texto sobre a seleção natural e responder a perguntas sobre o tema. Disponibilize o texto impresso ou projetado em um quadro e as perguntas em uma folha de papel.Etapa 3 - Estação 2 (15 minutos)
Nessa estação, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre a seleção artificial e responder a perguntas sobre o tema. Utilize um aparelho de DVD ou um notebook para exibir o vídeo e as perguntas podem ser distribuídas em uma folha de papel.Etapa 4 - Estação 3 (15 minutos)
Nessa estação, os alunos deverão criar um desenho ou um esquema que represente a seleção natural em um ambiente natural. Disponibilize folhas de papel e lápis de cor para os alunos.Etapa 5 - Estação 4 (15 minutos)
Nessa estação, os alunos deverão criar um jogo de perguntas e respostas sobre diversidade biológica e seleção natural. Disponibilize cartolinas e canetas hidrocor para os alunos.Etapa 6 - Socialização (20 minutos)
Nessa etapa, os alunos deverão apresentar o que foi produzido em cada estação. Fique atento para esclarecer dúvidas e complementar as informações.Etapa 7 - Avaliação (15 minutos)
Nessa etapa, os alunos deverão utilizar o template Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Disponibilize o template impresso ou projetado em um quadro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Desenvolver a capacidade de análise crítica e resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas estações.
- Qualidade das respostas às perguntas.
- Criatividade e qualidade dos desenhos e esquemas.
- Clareza e objetividade do jogo de perguntas e respostas.
- Compreensão do tema demonstrada na Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Explicar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as estações.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
- Esclarecer dúvidas e complementar as informações durante a socialização.
- Avaliar os resultados da atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das estações.
- Responder às perguntas com clareza e objetividade.
- Criar desenhos e esquemas criativos e de qualidade.
- Criar um jogo de perguntas e respostas com clareza e objetividade.
- Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.