Aula sobre Diversidade Biologica E Selecao Natural
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula de Ciências sobre Diversidade Biológica e Seleção Natural é uma oportunidade para os estudantes entenderem como as espécies evoluem e se adaptam ao ambiente. Neste tema, serão abordados conceitos importantes como seleção natural, variação genética, adaptação, especiação, entre outros.
A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes deverão assistir a um vídeo sobre o tema antes da aula e, em seguida, participarão de atividades em grupo para aprofundar o assunto. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.
Aula em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula fazendo uma breve introdução sobre o tema e apresentando o objetivo da atividade.Etapa 2 - Vídeo
Os estudantes assistirão a um vídeo sobre Diversidade Biológica e Seleção Natural, que deverá ser disponibilizado previamente pelo professor. Durante o vídeo, os alunos poderão fazer anotações e tirar dúvidas.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os estudantes serão divididos em grupos e deverão discutir sobre o vídeo assistido. Faça algumas perguntas para orientar a discussão, como por exemplo: "O que é seleção natural?", "Como a variação genética influencia na evolução das espécies?", "Quais são as evidências da evolução biológica?".Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos para ilustrar o tema, como por exemplo, a seleção artificial realizada pelo ser humano em plantas e animais.Etapa 5 - Atividade em grupo
Os estudantes deverão realizar uma atividade em grupo na qual deverão criar um cartaz sobre um dos subtópicos abordados na aula, como por exemplo, seleção natural, variação genética, adaptação, especiação. O cartaz deverá conter informações e ilustrações que ajudem a explicar o tema.Etapa 6 - Apresentação dos cartazes
Cada grupo apresentará seu cartaz para a turma e explicará o que foi abordado.Etapa 7 - Avaliação
Os estudantes preencherão o template de Dinâmica dos 3 Qs, respondendo às seguintes perguntas: "Que bom?", "Que pena?", "Que tal?". O professor utilizará essas respostas para avaliar a atividade e entender o que pode ser melhorado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade do cartaz produzido.
- Clareza e objetividade na apresentação oral.
- Preenchimento adequado do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Disponibilizar o vídeo previamente.
- Orientar a discussão em grupo.
- Apresentar exemplos práticos.
- Avaliar a atividade.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo previamente.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um cartaz sobre um dos subtópicos abordados na aula.
- Apresentar o cartaz para a turma.